Estudante da Sala de Altas Habilidades de Santa Maria lança livro no 3º Fliparacatu

A estudante Malu C. Santana, da Sala de Altas Habilidades em Linguagens de Santa Maria, lançará o livro “Florescendo em palavras” no 3º Fliparacatu – Festival Literário Internacional de Paracatu. A apresentação da obra será no sábado (30/8), às 17h, no Centro Histórico de Paracatu (MG). A publicação é uma coletânea de textos produzidos por Malu entre os 10 e os 14 anos de idade, e reúne poemas, contos, minicontos e textos dissertativos.

O festival, que ocorre de 27 a 31 de agosto, contará com uma programação intensa e diversa, incluindo oficinas, mesas de debates, exposições e lançamentos de livros. A jovem escritora, com apenas 15 anos, levará ao público a sensibilidade de seus escritos produzidos ao longo de sua formação como estudante com Altas Habilidades/Superdotação.

Malu é estudante do 2º Ano do Ensino Médio no Centro de Ensino Médio Integrado (CEMI do Gama). Ela também cursa francês no Centro Interescolar de Línguas do Gama (CILG), local em que já concluiu o curso de inglês.

O professor Rodrigo Silva de Santana, que atua como tutor no Polo de Altas Habilidades/Superdotação em Linguagens, no CAIC de Santa Maria, é responsável por conduzir projetos de estímulo à produção literária. Suas ações buscam preparar os(as) estudantes tanto para avaliações externas quanto para a vida adulta por meio da valorização da escrita como forma de expressão e construção de identidade.

3º Fliparacatu

De 27 e 31 a agosto, o Centro Histórico de Paracatu será palco da terceira edição do Festival Literário Internacional (Fliparacatu), com entrada gratuita e programação diversificada. O tema desta edição, “Literatura, encruzilhada e a desumanização”, propõe uma reflexão profunda sobre os desafios éticos e sociais contemporâneos.

Com curadoria de nomes como Bianca Santana e Jeferson Tenório, o evento reúne mais de 60 autores(as), dentre eles(as) Ana Maria Gonçalves e Valter Hugo Mãe, homenageados desta edição. Toda a programação contará com tradução em Libras e transmissão online pelo canal oficial do festival no YouTube.

Além de lançamentos literários e mesas de debate, o 3º Fliparacatu incluirá oficinas, exposições, apresentações musicais, a tradicional Maratona de Leitura, o projeto “Pão e Poesia” e o espaço “Fliparacatu da Gente”, dedicado à economia criativa local. A edição também marca a estreia do podcast “Flicast”, com Gustavo Ziller, e conta com atividades voltadas ao público infantojuvenil. O festival reafirma seu compromisso com a diversidade, o pensamento crítico e o fortalecimento da literatura como ferramenta de transformação social.