Grupo de pesquisadores lança o livro “Diversidade e inclusão”

Professores(as) do Círculo Vigotskiano – um Grupo de Estudos da Teoria Histórico-Cultural, da Universidade de Brasília (UnB) – lançaram e já disponibilizaram no Amazom.Com a obra “Diversidade e inclusão: o que a Teoria Histórico-Cultural tem a contribuir?”

A obra foi organizada pelo Círculo Vigotskiano, cujo grupo de estudos foi estruturado, em 2018, por estudantes da pós-graduação da UnB e por professores(as) da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF).

A pandemia do novo coronavírus fez com que o grupo adotasse o uso de videoconferências, o que gerou uma ampliação do círculo, levando-o a contar com a colaboração de professores(as), pedagogos(as), psicólogos(as) e enfermeiros(as) de diferentes estados brasileiros.

Os estudos mantêm-se a distância com encontros semanais. Em nota à imprensa, o coletivo informa que “busca apoiar a prática escolar e clínica e os desafios dela decorrentes, de acordo com os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Apresentam como objetivo o diálogo multidisciplinar sobre distintas formas de garantir ações para o desenvolvimento (típico ou atípico) das crianças e adolescentes em suas máximas possibilidades”.

Informa também que o livro inicia com o prefácio de Guillermo Árias Beatón, professor e presidente da Cátedra L.S. Vigotski da Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana.

“Os autores, com um compromisso e uma grande consciência do que é necessário para melhorar a educação mostram que, à medida que melhor se empreguem as concepções e fundamentos sobre o desenvolvimento psíquico do ser humano e o papel dos processos sociais, os conteúdos e meios culturais, leis, princípios e categorias da teoria histórico-cultural pode-se garantir que a educação seja a via, como postulou Vigotski, de guiar, encontrar e promover os melhores aprendizados e com eles o correspondente desenvolvimento psíquico humano”. (Beatón, 2022, p. 18).

A obra apresenta também uma entrevista com a professora Elizabeth Tunes, pioneira nos estudos de Vigotski no Brasil, intitulada “A revolucionária concepção de deficiência da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski” em que apresenta a origem e evolução dos estudos da defectologia, bem como apresenta um panorama de como esse trabalho foi sendo apropriado entre os estudiosos dessa teoria no Brasil.

 

Em continuidade está incluída a tradução inédita do texto, “Vigotski e os problemas da Educação Especial”, de Gita Vygodskaya, filha de Lev Vigotski. Artigo originalmente publicado em 1999. Traduzido por Ana Maria Pereira Dionísio, com revisão técnica por Elidia Maria de Novaes Souza e revisão técnico-científica e comentários da Prof. Dra. Débora Dainez (Universidade Federal de São Carlos).

Por fim, o livro apresenta uma coletânea com 18 textos de 28 autores que estudam o desenvolvimento humano e as relações sociais à luz dos pressupostos histórico-culturais na compreensão da deficiência, da diversidade e da inclusão escolar e social.

Referência: ABREU, Fabrício Santos Dias de; PAOLI, Joanna de; MIRANDA, Maria Auristela Barbosa Alves de; LIMA, Maria do Socorro Martins (Org.). Diversidade e inclusão: o que a Teoria Histórico-Cultural tem a contribuir?. Curitiba: CRV, 2022.

 

Confira, no quadro a seguir, todos os autores, organizadores e informações sobre o livro: