Grupo de pesquisa da UnB convida para “conversatórios” nesta quarta (20)

O Grupo de pesquisa Educação, Saberes e Decolonialidades da Universidade de Brasília (GPDES/UnB) convida os(as) professores(as) e orientadores(as) da rede pública de ensino do Distrito Federal para o “Conversatório Pedagogias Decoloniais, Antirracistase Periféricas”, nesta quarta-feira (20/4), às 10h e às 17h, pelo canal do YouTube, com vários convidados. Acesse: https://www.youtube.com/channel/UCcyScTL2sIbm1rxQO3EMZzQ.

 

Esse é o segundo conversatório de uma série em que o GPDES/UnB tem tratado do tema pedagogias antirracistas, decoloniais e periféricas. Até dezembro, o grupo realizará 11 webnários e, em dezembro, haverá um encontro presencial intitulado II Narrativas Decoloniais e Interculturais em Educação. Importante destacar que esses eventos ocorrerão totalmente de forma virtual pelo canal no YouTube do grupo de pesquisa.

 

Esses debates compõem a programação do “Webinários Gpdes 2022”, que será realizado ao longo deste ano em preparação ao Seminário III Narrativas Decoloniais, Interculturais e Antirracistas em Educação, previsto para ocorrer em dezembro de 2022. O primeiro foi realizado no dia 6 de abril e está disponível no canal do YouTube do grupo (https://youtu.be/iB3fhYNdnKA), no qual houve o lançamento do livro “Da diáspora negra ao território das águas”, de Elionice Sacramento, uma pescadora da Comunidade Pesqueira e Quilombola de Conceição de Salinas, Bahia.

 

“Nossos webinários são pensados com o intuito de abordar saberes que, historicamente, sofrem com tentativas de silenciamentos, apagamentos, invisibilizações e subalternizações. Um dos objetivos do GPDES é contribuir com a formação continuada das servidoras e servidores da educação básica da rede pública de ensino. Assim, convidamos todas e todos a estarem conosco no dia 20/04 e nos próximos encontros. Trataremos de temas urgentes para a educação. Contamos com a presença de vocês”, convida o professor de artes Hugo de Freitas, da Escola Parque 313/14 Sul, atualmente afastado para doutoramento.

 

Neste segundo conversatório, que irá ao ar às 10h do dia 20/4, haverá participação de intelectuais e lideranças negras, periféricas e indígenas, quilombolas e retireiras, dentre eles e elas, conta com a presença de Elionice Conceição Sacramento; Romero Antonio de Almeida Silva, do Quilombo de Trigueiros, Pernambuco; Lidiane Taverny Sales, da Comunidade Retireiroas e Retireiros do Araguaia, Mato Grosso; Gilson Ipaxi’awyga Tapirapé, da Terra Indígena Urubu Branco, Aldeia Wiriaotãwa, Mato Grosso. O debatedor é André Marques do Nascimento, da Universidade Federal de Goiás (UFG). A mediadora será Carolina Mendes, do Instituto Federal Brasília (IFB), Campus de São Sebastião.

 

 

O conversatório 02, que vai ao ar às 17h do dia 20/4, conta com a presença de John Cleber Sarmento Santiago, do Quilombo Jambuaçu, Pará; Matheus Costa, do Centro Educacional Chicão, São Sebastião, Distrito Federal; Queila Rodrigues, do Projeto Cabocla de Lança Estandartes Poéticos e Grupo de Coco Semente Crioula, São Paulo; Nubiã tupinambá, da Terra Indígena Tupinambá de Olivença, Aldeia Tukum, Iléus, Bahia.

 

Confira a programação