Gripe: professores e comunidade podem receber vacina até a sexta-feira, 9

O Ministério da Saúde prorrogou o prazo da vacinação contra a gripe até a próxima sexta-feira, 9 de junho. Desta vez, a ação vai além do público prioritário (idosos, crianças, gestantes, trabalhadores da área da saúde, entre outros), e também será oferecida para o restante da população.
A diretoria do Sinpro destaca e reforça a importância de os/as professores/as e orientadores/as educacionais que ainda não receberam a dose da vacina procurem os postos de saúde. Da mesma forma, que orientem os/as estudantes e as famílias a fazer o mesmo. De acordo com balanço da secretaria de Saúde do DF, as crianças foram as que menos participaram da campanha. Apenas 48% foram vacinadas.
A imunização ficará disponível em 130 dos 180 postos de saúde das Regiões Administrativas, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A vacina disponibilizada pelo SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.
Em 2017, foram confirmadas duas mortes por vírus respiratório influenza A H3. A secretaria de Saúde do DF destaca que, nesses casos, não havia histórico de vacinação. No mesmo período de 2016, o DF registrou 12 óbitos por síndrome respiratória aguda grave, sendo que 10 foram relacionados a influenza A H1N1.