Grande marcha abre Fórum Social Mundial com a presença da CNTE

A diretoria da CNTE está em Montreal, no Canadá, para participar do Fórum Social Mundial (FSM), com o tema “Um outro mundo é necessário. Juntos torna-se possível”. O evento ocorre de 9 a 14 de agosto.
A 12ª edição do FSM começou com a tradicional grande marcha, que abre todos eventos. Representantes de 5 mil associações de todo o planeta participam do fórum.
O objetivo do FSM 2016 é reunir dezenas de milhares de pessoas, da sociedade civil, organizações e movimentos sociais que querem construir um mundo sustentável e inclusivo, onde cada pessoa tem o seu lugar e pode fazer a sua voz ser ouvida.
Marta Vanelli, Secretária Geral da CNTE falou da importância dos povos estarem juntos para construir um mundo mais justo.
martamilton
“Um outro mundo só é possível com melhoria da educação. E estar participando desta edição do Fórum para acompanhar os debates e estratégias de construção deste mundo possível é muito importante para a CNTE, para avaliar se nossas lutas no Brasil estão sintonizadas com estas estratégias”, ressaltou Vanelli.
Os debates sobre o aquecimento global acontecerão nos seis dias de duração do fórum, incluindo uma conferência da ativista canadense Naomi Klein. Os milhares de participantes também irão discutir os fluxos migratórios, as desigualdades de renda e a economia solidária.
Além da secretária geral, estão presentes no evento o vice-presidente da CNTE, Milton Canuto de Almeida e as diretoras do Sinpro-DF, Nilza Cristina Santos e Delzair Amancio da Silva.
Histórico
O Fórum Social Mundial foi criado em 2001 em Porto Alegre, como uma alternativa ao Fórum Econômico Mundial, que acontece anualmente em janeiro em Davos, na Suíça.
O FSM já foi realizado também no Mali, Índia, Paquistão e duas vezes na Tunísia. Pela primeira vez, o FSM está sendo realizado em um país, membro do G7, devido à presença de uma sociedade civil ativa e militante, segundo os organizadores.