Governo Lula amplia vacina bivalente contra covid-19 para todos acima de 18 anos

Toda a categoria do Magistério Público, estudantes e servidores(as) técnico-administrativos(as) com idade a partir dos 18 anos já podem tomar o reforço contra a covid-19 com a vacina bivalente. A boa notícia foi anunciada pelo Ministério da Saúde (MS) nessa segunda-feira (24).

O MS destaca que a dose bivalente deve ser tomada por quem está com o esquema vacinal, praticamente, em dia. Segundo dados do MS, essa ampliação da campanha de vacinação contra covid-19 com a dose de reforço bivalente para toda população acima de 18 anos de idade vai favorecer cerca de 97 milhões de brasileiros poderão ser vacinados.

Quem pode tomar a bivalente?

Só pode tomar a dose bivalente quem recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer; ou, ainda, a dose única, no caso da Janssen) no esquema primário e teve o primeiro reforço há, no mínimo, 4 meses. Ou seja, a dose mais recente deve ter sido tomada há 4 meses. Quem está com dose em atraso, pode procurar também as unidades de saúde.

O Sinpro continua com a campanha permanente em defesa da vida e contra o negacionismo e alerta para o fato de que a covid-19 continua fazendo vítimas. Dados do MS dessa segunda-feira (24/4), indicam que Brasil registra 37.407.232 casos confirmados de Covid-19. Desses, 49.140 foram registrados nos sistemas nacionais durante a Semana Epidemiológica (SE) 15.

O MS também informa que os dados da covid-19 dessa segunda (24/4) foram atualizados por meio de dados enviados ao ministério pelas Secretarias de Saúde estaduais, municipais e do Distrito Federal. Em relação aos óbitos, o País tem, hoje, 701.215 mortes por coronavírus. Na SE 15, foram registrados 404 óbitos nos sistemas oficiais. 

Vacina salva vidas

O ministério ressalta que as vacinas têm segurança comprovada, são eficazes e evitam complicações decorrentes da covid-19. A ampliação das doses bivalentes, segundo o site da Pasta, tem “o objetivo de reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo País”.

Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) de 19 de abril, “globalmente, até 11h04 do dia 19 de abril de 2023, houve 763.740.140 casos confirmados de covid-19, incluindo 6.908.554 mortes, relatadas à Organização Mundial de Saúde (OMS). Até 16 de abril de 2023, um total de 13.321.463.740 doses de vacina foram administradas”.

No início de abril, por ocasião do 75º ano da OMS, o site Metrópoles informou que haverá uma nova reunião do Comitê de Emergência da OMS no início de maio, “quando especialistas do grupo vão avaliar se a covid-19 ainda representa uma emergência internacional de saúde pública, o nível mais alto de alarme da entidade”. Somente após essa reunião, a OMS poderá decretar ou não o fim da pandemia do novo coronavírus. Enquanto isso, é preciso vacinar para acabar com esta pandemia.

Movimento Nacional pela Vacinação com a bivalente

Informações da Agência Brasil indicam que a campanha de imunização com a vacina bivalente foi iniciada em fevereiro com foco nos(as) idosos(as) de 60 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência, pessoas imunocomprometidas, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, gestantes e puérperas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, presos e adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários de penitenciárias.

“Até o dia 20 deste mês, mais de 10 milhões de pessoas já tinham tomado o reforço bivalente, sendo 8,1 milhões idosos, conforme dados divulgados pelo ministério”, afirma a Agência Brasil. A vacinação com a bivalente faz parte da campanha Movimento Nacional pela Vacinação, deflagrada em 27 de fevereiro deste ano, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). O evento que iniciou a campanha ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1, no Guará (DF), e contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

MATÉRIA EM LIBRAS