Golpistas utilizam suposta isenção de Imposto de Renda para lesar a categoria

Aproveitando a preocupação do(a) brasileiro(a) em declarar o Imposto de Renda 2022, os golpistas têm utilizado uma suposta isenção do tributo como forma de lesar os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais. O Sinpro-DF foi informado que golpistas(as) estão entrando em contato com a categoria dizendo que o precatório está liberado e que precisa ser paga uma custa judicial (custa cartorária) para que o suposto valor seja transferido. Em seguida os(as) criminosos(as) informam que o(a) professor(a)/orientador(a) educacional tem isenção do IR e enviam uma declaração de isenção, juntamente com uma conta bancária de pessoa física para depósito da “taxa cartorária”.

Imaginando se tratar de uma informação correta, a vítima acaba depositando o valor de R$ 2.498 e, posteriormente, descobre se tratar de um golpe. Para identificar se a ligação é um golpe, basta ficar atento ao pedido de qualquer tipo de taxa/valor/dinheiro para recebimento de precatório. Caso a pessoa peça dinheiro, tenha a certeza que se trata de um golpe!

 

A diretoria também reitera que os(as) professores(as) jamais entrem em contato com os números de telefone fornecidos nessas mensagens, apenas pelo número (61) 3343-4201, e em seguida denuncie o caso à Polícia Civil do Distrito Federal. O combate a essa farsa é antigo e aumentou após a pandemia da Covid-19, período em que ficamos mais dependentes da internet, terreno vasto para as práticas criminosas. A diretoria do sindicato já denunciou várias vezes a situação à polícia e continua atenta para que não haja nenhum tipo de prejuízo aos(às) filiados(as). Não caia neste golpe!

Diante da preocupação do Sinpro com os golpes praticados por criminosos nos últimos anos, os diretores do sindicato Dimas Rocha e Silvia Canabrava, juntamente com o advogado Dr. Lucas Mori, falaram um pouco sobre o assunto, que tem afligido a categoria. Confira o vídeo: