Globo censura placa da CUT-MG contra reforma da previdência na final do campeonato mineiro

A ideia da CUT-MG (Central Única dos Trabalhadores / Minas Gerais) de publicizar a luta contra a Reforma da Previdência na final do Campeonato Mineiro, no domingo, entre Atlético e Cruzeiro, foi frustrada na tarde desta sexta-feira (5) pela “Rede Globo”, detentora oficial dos direitos de transmissão do torneio. De acordo com a presidente da CUT de Minas, Beatriz Cerqueira, em publicação no Facebook, o acordo entre entidade e o Galo, mandante da partida, já estava selado, mas a TV, de última hora, negou autorização.
Em contato com a reportagem, Cerqueira confirmou que o acordo estava certo entre a CUT e uma empresa que faz a intermediação para os patrocínios dos jogos. “A emissora vetou argumentando ‘cunho político'”, disse.
Pelo Facebook, ela agradeceu o Atlético e criticou a postura da emissora. “Passando por aqui para agradecer ao Clube Atlético Mineiro pelo respeito ao nosso material e a nossa luta! Compraríamos uma placa de anúncio no Independência para o próximo jogo. O Clube, que tem o mando de campo, deu ok. Tudo certo! Mas a TV que vai transmitir o jogo não autorizou. “Mídia democrática”, hein!?”, escreveu.
O texto que seria exibido na peça publicitária dizia: “Morrer sem se aposentar: é isso a Reforma da Previdência. Diga não!”. A reportagem de O Tempo entrou em contato com as assessorias do Atlético e da “Rede Globo”, mas não obteve resposta.