GDF recua e confirma vacinação contra a Covid para adolescentes de 13 anos

O negacionismo tem dado sinais que está cada vez mais fraco no Distrito Federal. Após cancelar a vacinação contra Covid-19 para adolescentes de 13 anos na capital federal, o governador Ibaneis Rocha voltou atrás e confirmou a imunização para este grupo a partir dessa terça-feira (21).

A reviravolta do GDF foi tomada após críticas feitas pelo governo federal e pelo Ministério da Saúde, afirmando que a vacinação para adolescentes era ineficaz. Seguindo a mesma teoria negacionista do presidente Jair Bolsonaro, o GDF cancelou o início das imunizações, mostrando que segue a mesma cartilha do governo.  

Diante do perigo que a decisão traz para a sociedade e da pressão feita pelos movimentos sindicais e pela própria população, Ibaneis recuou e anunciou a imunização.

Para interromper a escalada do novo Coronavírus e de todas as suas variantes, as medidas de segurança orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) são válidas, necessárias e devem ser seguidas à risca. Por isto, o uso de máscara, ventilação de ambientes, higienização das mãos, distanciamento social, evitar aglomerações e tomar a vacina são essenciais para que coloquemos fim a esta pandemia e possamos salvar vidas.

É importante lembrar que a vacina cumpre papel central no combate à Covid-19. Sendo assim, a vacinação é a principal arma que dispomos, e é importante que os(as) adolescentes aproveitem esta oportunidade. “Por isso, é importantíssimo que a escola informe e contribua para a construção do pensamento crítico, incentivando os(as) jovens a se imunizarem, se protegerem, protegerem a toda a comunidade escolar e à sociedade.

Vacina salva vidas!”, afirma a coordenadora da Secretaria de Saúde do Sinpro, Elbia Pires.