GDF nomeia cinco orientadores educacionais. Rede necessita de mais 500

O Diário Oficial do DF desta quinta-feira (27/10) traz a nomeação de cinco orientadores educacionais, ainda do concurso de 2014 – homologado em maio de 2015.
Durante este período, foi preciso que o Sinpro intensificasse a mobilização para que a contratações, de fato, saíssem. A última convocação de orientador ocorreu em 2008 e desde então o GDF não nomeou nenhum profissional da área. A pressão e a mobilização do Sindicato e da categoria garantiram, em 2014, a realização de concurso público para esse segmento.
A rede pública de ensino do DF conta atualmente com cerca de 700 orientadores educacionais, necessitando de pelo menos mais 500 profissionais para dar conta da demanda. Ocorre que vários profissionais se aposentaram, sem falar que o Plano de Carreira prevê 1.200 orientadores, e o governo não veio recompondo o quadro de pessoal – a ponto de só termos hoje na rede esses 700.
A luta para a efetivação de orientadores chegou à Câmara Legislativa do Distrito Federal que, na terça-feira (25/10), derrubou veto do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) às nomeações de orientadores(as) educacionais.
>>> Leia aqui: CLDF derruba veto de Rollemberg sobre nomeação de orientadores. Mais uma vitória da luta
O Sinpro continuará a luta para garantir que a derrubada do veto se materialize em contratações mais robustas e necessárias.
Confira, abaixo, a relação dos nomeados:
nomeacao_orientadores1