GDF não resolve situação de professores aposentados e Sinpro mantém ato no dia 4

A Comissão de Negociação do Sindicato dos Professores no DF (Sinpro-DF), acompanhada por representantes dos professores aposentados, esteve mais uma vez na Câmara Legislativa do DF, cobrando o valor devido das aposentadorias destes trabalhadores. Ontem (25), eles foram recebidos pelo secretário adjunto de Educação, Jacy Braga, e pelos deputados distritais Wasny de Roure e Arlete Sampario, ambos do PT.
Jacy Braga informou que está em contato permanente com a equipe da secretaria da Fazenda, Planejamento e Orçamento, enfatizando que o pagamento será realizado. Mas ainda não soube informar a data.
Uma nova reunião será realizada entre a Comissão de Negociação do Sinpro, representantes dos professores aposentados e a junta orçamentária do GDF, provavelmente na segunda-feira (1º), em horário a confirmar.
Enquanto a questão não é resolvida, o Sinpro mantém a realização de ato público na quinta-feira (4), às 14h, na Praça do Buriti.
Saiba mais
O pagamento em pecúnia das licenças-prêmio não gozadas pelos professores que se aposentaram recentemente obedece à Lei Complementar nº 840/2011. Em seu artigo 142, a LC 840 determina que os servidores públicos do DF que se aposentaram sem ter usufruído do gozo da licença-prêmio fazem jus à percepção do valor pecuniário, no ato da aposentadoria.
Vários professores e orientadores se aposentaram, mas não tiveram os seus direitos respeitados.
O Sinpro já realizou diversas reuniões com representantes do GDF e com lideranças da Câmara Legislativa. O governo se comprometeu a informar até a sexta-feira passada (21) uma data para fazer os acertos financeiros, mas isto não ocorreu.