Governo não divulgou ainda calendário de pagamento da pecúnia da licença-prêmio

O prazo estipulado no acordo de fim de greve para o início do pagamento das pecúnias das licenças-prêmios dos/as professores/as e orientadores/as educacionais de 2016 é julho, no entanto, até agora o Governo do Distrito Federal (GDF) não apresentou nenhuma proposta de cronograma.
No acordo de fim de greve, o governo Rollemberg assegurou que irá disponibilizar R$ 100 milhões para pagar as pecúnias das licenças-prêmio dos/as aposentados/as de 2016 de todas as categorias do funcionalismo do DF. Segundo o acordo, esse pagamento deverá ocorrer entre julho e dezembro de 2017. A diretoria colegiada do Sinpro-DF tem solicitado, insistentemente, uma reunião com o governo para tratar desse assunto, afinal, quase 900 aposentados/as de 2016 terão direito à pecúnia da licença-prêmio.
No entendimento das lideranças sindicais, esse pagamento está confuso. É que o valor disponibilizado pelo governo Rollemberg não irá quitar o valor devido, uma vez que, só aos/às aposentados/as de 2016 da Educação, o GDF deve mais de R$ 70 milhões, ou seja, mais da metade do valor disponibilizado para todo o funcionalismo público distrital.
Os/as dirigentes sindicais entendem a angústia dos/as professores /as e orientadores/as educacionais aposentados/as no ano passado e avalia que eles e elas estão sendo lesados duplamente: uma vez por não ter desfrutado do direito à licença-prêmio e, agora, porque o governo não cumpre a lei e não os/as paga.
A preocupação da diretoria aumenta ainda mais porque este ano, 672 aposentadorias de professores/as e orientadores/as educacionais já foram publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) e praticamente todos/as têm direito à pecúnia.