Garis dão aula de sustentabilidade para alunos da rede pública no Lago Paranoá

Mais de 500 alunos de escolas públicas do Distrito Federal vão participar de uma aula diferente.  É o projeto “Sustentare pela Sustentabilidade”, promovido pela Sustentare Serviços Ambientais, empresa responsável pela limpeza pública de 17 Regiões Administrativas do Distrito Federal. Toda a atividade é gratuita e as crianças ainda ganham lanche e foto do passeio. O lançamento será na Ermida Dom Bosco, na quinta-feira (27) , às 9h.
Monitores e professores acompanham todo o trajeto. Os garis, um coletor e uma varredora, explicam aos alunos como é o trabalho deles, a importância da coleta seletiva, qual a forma correta de acondicionar o lixo e as consequências para o meio ambiente quando ele é jogado na rua.
A pauta inclui ainda a importância da reciclagem para a preservação, as funções do lago, a fauna, e a flora da região. Fotos históricas da construção da barragem do Paranoá, quando ainda não existia o lago, do Palácio da Alvorada ainda em obra e da Ponte Juscelino Kubitschek ilustram o conteúdo abordado.
Antes de desembarcarem, os alunos são incentivados para defender o meio ambiente, com foco na preservação dos recursos hídricos. Eles fazem um juramento, no qual se comprometem a fazer uso racional da água e não despejarem lixo em locais inadequados.
Ao todo serão beneficiados 500 alunos da rede pública, em 10 aulas no barco Mar de Brasília uma vez ao mês. Dessa quantia, 200 são filhos de garis que trabalham na Sustentare. Cada passeio terá duração de 1h20.
 
(Com informações do Jornal de Brasília)