Galeria Parangolé recebe exposição de Xilogravura e Literatura de Cordel

Desde o dia 21 de setembro até 31 de outubro, a exposição “Xilogravura e Literatura de Cordel”, de Valdério Costa – artista plástico e professor de artes da rede pública de ensino do Distrito Federal, está aberta para visitação do público, na Galeria Parangolé, do Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, sempre nas sextas-feiras, sábados e domingos, das 10h às 16h.

Realizado com recursos financeiros do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC), a exposição apresenta a xilogravura, uma técnica muita antiga de reprodução de imagens impressas em papel a partir de uma matriz em madeira. “Ela é uma linguagem artística que abrange e requer a compreensão, o conhecimento e o uso de várias competências e de habilidades”, explica o artista.

A exposição foi aberta três dias depois que as atividades de cantador, cordelista e xilogravurista foram reconhecidas como profissão no Distrito Federal. A lei, que já está em vigor, foi criada a partir do Projeto de Lei (PL) nº 1.724/2021, da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Valdério explica que, para além da transformação do ofício em profissão regulamentada, “essa arte representa o domínio do desenho, a noção e a organização de forma e fundo, a precisão do corte ou entalhe, para que a superfície em alto relevo possa receber o entitamento) e finalmente a impressão, que pode ser feita com o auxílio luxuoso de uma prensa ou com a pressão e a fricção de materiais diversos, como colheres, por exemplo!”

A xilogravura, segundo o professor Valdério, é uma arte autônoma, mas nas temáticas tradicionais, que revelam ou ressignificam o imaginário das manifestações populares, ela está intrinsecamente associada à Literatura de Cordel”. Daí o título da exposição ser “Xilogravura e Literatura de Cordel”.

O artista e professor

Professor da rede pública de ensino do Distrito Federal de artes visuais e história da arte, Valdério é natural de Natal, Rio Grande do Norte, e é graduado em artes plásticas pela Universidade de Brasília (UnB). Há 21 anos trabalha com a arte da xilogravura. Em 2017, ele foi vencedor do Prêmio Culturas Populares, categoria Mestres, MINC 2017.

Poeta e artista plástico cadastrado pela Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, ele tem uma trajetória com várias exposições individuais e participações em coletivas desde 1988 na capital do País, mas suas estão também em diversas coleções no Brasil e no exterior.

Além de ser professor da Secretaria de Estado da Educação (SEE-DF), ele também atua como docente em escolas privadas e em eventos literários e de artesanato, ministrando oficinas práticas e teóricas sobre a técnica de xilogravura. Dentre seus trabalhos recentes pode ser citada uma vasta obra em vários campos das artes e literatura.

Em literatura – Sobrevoar ou A Imanência da Leveza (poemas). Editora John Herald. Brasília-DF 2020. Como as Histórias Surgiram na Terra (adaptação de lenda africana). Editora IMEPH. Fortaleza/CE, 2018. Enquanto O Tempo Brinca de Roda (poemas infantis) Inédito e Mínimos e Múltiplos (poemas) – Inédito.

Em ilustração – O Planeta Arret e o Monstro Invisível. Martha Moraes. Editora Franco. Juiz de Fora/MG, 2020. O Encontro dos Diferentes. Varneci Nascimento. Editora Areia Dourada. São Paulo/SP, 2020. Anotações de um Andarilho. Marcos Mairton. Editora IMEPH. Fortaleza/CE, 2018. Desejo de Árvores e Pássaros. Roseana Murray. Editora IMEPH. Fortaleza/CE, 2018.

Em artes plásticas – Raíizes e Tradições – Exposição de xilogravuras. SESC Taguatinga/DF, 2018. Brasília Cidade InVisível. Exposição individual de xilogravuras, desenhos e pinturas. Museu Correios, Brasília/DF, 2017. 25ª Bienal do Livro de São Paulo. Exposição e oficinas de xilogravuras no estande da editora IMEPH. São Paulo/SP, 2016. Xilos Brasilianas – Xilogravuras – Câmara dos Deputados, Brasília/DF, 2014.

Serviço
Evento: Exposição Xilogravura e Literatura de Cordel
Onde: Galeria Parangolé, Espaço Renato Russo, na 508 Sul (W3 Sul)
Data: Nas sextas-feiras, sábados e domingos de 21/9 a 31/10/2021
Hora: de 10h às 16h