Fúrias: programa feminista vai ao ar em webrádio

Estreia neste sábado (29) o Fúrias. Idealizado pela Escola Feminista de Brasília, o programa será transmitido semanalmente pela webrádio Imaginário, das 12h às 14h. Na programação ao vivo, músicas feministas e de autoria feminina, entrevistas, comentários, literatura, radioteatro e outras expressões audiovisuais. Apresentação, criação, produção e curadoria de Sheila Campos.

“A Escola Feminista de Brasília é uma iniciativa de formação feminista, através de observação e da prática militante feminista, que objetiva criar espaços de leitura, análise, debate, compreensão de toda a produção feminista, gradativamente, de modo acessível, leve, descontraído, atraente, e horizontalizado”, conta Sheila Campos, idealizadora do projeto, iniciado em 2019.

Ela explica que o nome do programa Fúrias remete ao grupo de divindades da mitologia grega, composto por mulheres que vingavam crimes cometidos entre familiares, como matricídio e fratricídio. “São personagens muito importantes, até a ascensão dos deuses olímpicos. São figuras tratadas sempre de forma horrível, como a Medusa e outras figuras mitológicas, por causa do patriarcado. Mas elas representam a justiça”, explica Sheila Campos.

Para a diretora do Sinpro-DF Vilmara do Carmo, é essencial se apropriar de estudos sobre gênero e de obras realizadas por mulheres para combater o machismo e a misoginia. “Para combater a negação do machismo, da discriminação de gênero, é necessário ter o aporte dos estudos feministas. É preciso conhecer a história, aferir dados, apontar os problemas e suas estruturas. Ao mesmo tempo, é necessário dar visibilidade às mulheres em todos os setores, seja no mundo do trabalho, no artístico, no científico, para que mais mulheres se enxerguem em espaços distintos daqueles impostos pela sociedade pratriarcal”, afirma.

Saiba mais sobre a Escola Feminista de Brasília em https://www.facebook.com/escolafeministadebrasilia/.