Funcionalismo vai às ruas por apoio da população de Formosa à greve

O SinpreFor, sindicato que representa os servidores de Formosa, e os trabalhadores em greve realizaram na manhã desta quinta-feira (4) um trabalho de conscientização junto à população sobre a importância e os motivos da greve do funcionalismo municipal. A atividade começou às 8h em frente ao Instituto Federal de Goiás (IFG), passando pelos bairros Parque do Lago e São Benedito.
Desde o início da greve no dia 18 de janeiro, um árduo trabalho de pressão contra a prefeitura vem sendo feito, com carretas, panelaços, assembleias, atos, entre outros. São formas encontradas pelos servidores de protestar contra o descaso do governo municipal. Nesta sexta (5), a visita dos grevistas será ao bairro Setor noroeste da cidade.
IMG-20160204-WA0010Os servidores (professores, merendeiras, servidores da saúde, funcionários da garagem e ASHA) completam o décimo sexto dia de greve e até o momento não tiveram suas reivindicações atendidas. Os trabalhadores reivindicam reajustes para repor perdas salariais em 2014 e 2015.
O prefeito da cidade de Formosa, Itamar Barreto, vem se recusando a comparecer nas reuniões que são marcadas com movimento grevista. No último encontro de negociação no dia (25) de janeiro, com a vice-prefeita Argentina Martin e com os secretários de Finanças e Administração, Marcelo Magalhães e Vertinho Oliveira, foram apresentados aos dirigentes do SinpreFor apenas dados de finanças e despesas.
De acordo com Alex Oliveira, dirigente do SinpreFor, a prefeitura vem evidenciando  o total descaso com os servidores. “Exigimos uma proposta o mais rápido possível, não dá para viver 2016 com salário de 2014”. O dirigente pede ainda o apoio e compreensão da sociedade neste momento complicado.
De acordo com Nilza Cristina, secretária de Formação da CUT Brasília e dirigente do Sinpro-DF, que leva apoio da Central ao movimento dos servidores, o próximo passo é intensificar as ações de pressão ao governo municipal. “Continuaremos firmes na luta. Mais atos acontecerão em prol dos servidores de Formosa”, afirmou a sindicalista.