Fórum Distrital de Educação realiza debate público sobre Lei de Gestão Democrática nesta segunda (7)

 

“Defender a educação pública, gratuita, democrática, laica e de qualidade socialmente referenciada é defender nossa produção de conhecimento, a boa prática pedagógica e o próprio Brasil”, afirma Júlio Barros, diretor do Sinpro-DF e coordenador do Fórum Distrital de Educação (FDE). Essa afirmação reforça a iniciativa do Fórum Distrital de Educação de realizar, nesta segunda-feira (7), às 14h, um debate virtual aberto ao público pela plataforma Zoom e redes sociais do Sinpro-DF, sobre a revisão da Lei de Gestão Democrática.

O debate será transmitido pelo YouTube, Facebook e demais redes sociais do Sinpro-DF, com participação do prof. dr. Erasto Mendonça; profa. ma. Vânia Rego; e participação especial do Secretário Executivo da Secretaria Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Fábio Pereira de Sousa. A mediação será feita por Júlio Barros. Qualquer pessoa interessada em participar deve solicitar o link ao professor Júlio Barros, pelo celular (61) 992321674, ou a qualquer diretor(a) do Sinpro-DF.

O FDE é constituído por organizações e entidades da sociedade civil envolvidas com a educação pública e pela SEEDF. “Cumprindo uma de suas principais atribuições, ou seja, a de avaliar e monitorar o Plano Distrital de Educação, o PDE, e considerando que, de acordo com o Art. 11 do PDE, no prazo de até 360 dias da publicação do Plano, o Poder Executivo deve encaminhar à Câmara Legislativa do DF (CLDF), projeto de lei de adequação da Lei da Gestão Democrática, o FDE põe essa revisão da LGD”, informa Barros.

Ele ressalta que o FDE preza pela democracia em todos os sentidos, e, em sendo assim, realizará debate aberto à participação de todos(as) sobre o tema. “A intenção do FDE é que, após fecundo processo de construção coletiva, e realização de sucessivas reuniões com todos os segmentos escolares e suas entidades representativas, o FDE apresente um documento-base, no formato de projeto de lei, que deverá ser amplamente divulgado e debatido em todas as unidades escolares, submetido à apreciação de plenárias nas Coordenações Regionais de Ensino (CRE),  sistematizado para discussão e deliberação na Conferência Distrital de Educação e, finalmente, enviado ao Secretário de Educação para posterior encaminhamento ao governador, que o remeterá como projeto de lei à CLDF”.

Júlio Barros afirma que a participação de todos(as) é fundamental e que, para isso facilitar o acesso amplo e irrestrito, o debate é aberto ao público e será transmitido em todas as redes sociais. Ele observa que a participação democrática é o que constrói e assegura uma educação pública, gratuita e de qualidade no DF.

“Como disse antes, defender a educação pública, gratuita, laica, democrática, de qualidade socialmente referenciada é defender o direito de cada brasileiro e brasileira à cidadania, já que é a classe trabalhadora, usuária do direito à educação pública, que produz, com sua mão de obra e seu conhecimento intelectual, as riquezas do País, que estão sendo usurpadas por um grupo de forasteiros de neoliberais que se apropriaram do poder por meio de um golpe de Estado e duas eleições manipuladas”, alerta o diretor do Sinpro-DF.

Confira, a seguir, o link do Zoom para acessar a reunião e, posteriormente, ao longo do dia de hoje (sexta-feira, 4/12), consolidaremos esta nota com os links das redes sociais em que o debate será transmitido.

Debate Gestão Democrática
Data: 7/12/20 segunda-feira
Hora: 14h
_Entrar na reunião Zoom_

https://us02web.zoom.us/j/81899913077?pwd=OGV2OVV3NnExUVZrNXRncFNQQ3VLUT09

ID da reunião: 818 9991 3077
Senha de acesso: 870045

 

 

MATÉRIA EM LIBRAS