Fórum Brasil Diverso 2020 traz como tema central ‘Diversidade no Topo da Liderança’

Edição 2020, online, reunirá representantes de empresas globais, com especialistas do Brasil e do exterior, nos dias 10 e 11 de novembro.

 

notice

 

O Fórum Brasil Diverso, pioneiro no Brasil em reunir, empresas e especialistas em igualdade de raça e de gênero, terá uma programação com maior participação internacional desde seu início, há 6 anos. Por conta da pandemia de Covid-19, o evento será online e contará com três participantes do exterior.

Tomás Flier (Google), Judith Williams (SAP) e Lisa Ross (Edelman), ao lado de outros 11 convidados do Brasil, tratarão dos maiores avanços nas áreas de inclusão e diversidade no mundo.

“As ações afirmativas têm ganhado muito impulso mundo afora, principalmente após o assassinato de George Floyd, passando a ser um tema global, e nesta perspectiva, o Fórum Brasil Diverso 2020 ganha também uma dimensão internacional, principalmente pela diversidade racial brasileira e o exemplo que podemos dar para o mundo”, comentou Mauricio Pestana, coordenador do Fórum.

Desde 2014, o evento atua para disseminar a importância da diversidade na composição das equipes e nas carreiras executivas das companhias. Estudos mostram que a presença de pretos e pretas em cargos com poder de decisão não chega a 5% no Brasil, mesmo o país tendo 56% da população preta ou parda. Os CEOs pretos nas companhias globais não chegam a 3%.

Quando foi criado, o Fórum Brasil Diverso recebeu o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Prefeitura de São Paulo. A partir de 2017, empresas privadas têm sido as principais apoiadoras e participantes do evento.

Nesta edição, o Fórum irá debater a ausência de negros nos cargos de liderança nas empresas, com base no tema “Diversidade no Topo da Liderança”. A expectativa é gerar insights que levem a caminhos e soluções para mudar o cenário atual.

“O Fórum tem sido vanguarda. Várias empresas começaram a discutir e pensar a questão da diversidade, principalmente étnico-racial, após participarem do Fórum Brasil Diverso,” lembra Pestana.

Para Nádia Rampi, diretora Estatutária Adjunta da Fundação Dom Cabral e Centro Social Cardeal Dom Serafim a “diversidade e inclusão são temas que entraram na agenda pública global. A Fundação Dom Cabral considera fundamental a realização de Fóruns como este para mobilizar lideranças e organizações sobre a sua responsabilidade para as mudanças que precisamos ver no Brasil e no mundo. A desigualdade social no Brasil tem cor e tem gênero e as políticas de equidade racial nas organizações são essenciais para acelerar o processo de inclusão social no nosso país”, ressalta.

Veja abaixo a lista de convidados do Fórum Brasil Diverso 2020:

Lisa Ross, atual Diretora de Operações da Edelman nos EUA e presidente da empresa em Washington, D.C.

Tomás Flier, Gerente Global de Diversidade e Inclusão na Google – EUA.

Judith Williams: líder de programas de Diversidade e Inclusão na SAP SE, EUA.

Acácio Sidinei, pró-reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da UFABC.

Chantal Pillet, Diretora de Compliance do Grupo Carrefour Brasil

Edvaldo Vieira, Diretor Executivo de Operações da Amil United – Health Group

Eder Ramos, Global President Cosmetic Ingredients Division da Symrise.

Débora Mattos, Diretora de Operações da Coca-Cola

Marco Antonio Soares, reitor da Universidade de Vassouras – RJ

Maurício Rodrigues, vice-presidente da Bayer na área de finanças na América Latina

Marcos Samaha, CEO do Grupo Tenda Atacado

Nádia Rampi, Diretora Estatutária Adjunta, Gerente Executiva de Governança, Integridade e Conformidade e Gerente do Projeto Memória da Fundação Dom Cabral

Rachel Maia é consultora de negócios e varejo e atuou como CEO na Lacoste e Pandora Brasil.

Serviço
Fórum Brasil Diverso
Datas: 10 e 11 de novembro
Horário: das 16h às 18h
Inscrições: https://brasildiverso.org/inscricoes/

 

 

Reprodução: CUT

Skip to content