#ForaTemer e denúncia do golpe nas ruas de Montreal

ReproduçãoMovimentos sociais do mundo todo acompanharam a Marcha

A delegação CUTista presente ao Fórum Social Mundial 2016, que ocorre em Montreal, levou a mensagem #ForaTemer e denunciou o golpe em curso no Brasil durante a Marcha de Abertura e de Solidariedade sem Fronteiras, na última terça, dia 9.
O Fórum de Montreal segue até o próximo dia 14, segunda-feira.
“Denunciamos o golpe de Estado no Brasil durante a Marcha e vamos retomar o assunto, dentro do FSM, na assembleia de convergência, em defesa da democracia e dos direitos humanos, contra os golpes e os retrocessos.  Várias lideranças brasileiras denunciarão os golpistas e o governo ilegítimo de Michel Temer”, explicou Mario Raia, secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT.
Mulheres no sindicalismo
A CUT irá coordenar, durante o encontro, a oficina Democracia e Participação das Mulheres no Sindicalismo Brasileiro, agendada para esta quinta-feira (11).
A secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT, Junéia Martins Batista, vai destacar as ações da Central para a superação das desigualdades de gênero no mundo sindical.
A presença predominantemente masculina é uma realidade presente desde os locais de trabalho até os níveis mais altos de representação. A transformação deste quadro tem sido uma determinação política da maior central sindical da América Latina. Neste sentido, a CUT já registra avanços, como a composição paritária das direções sindicais.
Além dos movimentos sindicais, várias outras entidades brasileiras participam do encontro mundial, como a ABONG (Associação Brasileira de Organizações não Governamentais). MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens); Associação das Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), Movimento Nacional de Luta Pela Moradia (MNLM), entre outras.
Fórum Social Mundial
Nascido em 2001 no Brasil, o Fórum Social Mundial (FSM) é o maior encontro da sociedade civil para encontrar soluções para os problemas do nosso tempo, a construção de alternativas concretas ao modelo econômico neoliberal e as políticas baseadas na exploração humana e da natureza.
Lugar de convergência de movimentos sociais e da liberdade de expressão, .  sua missão é construir em conjunto, num espírito de solidariedade internacional, um mundo melhor,  com justiça social e ambiental, economia social e solidária, democracia participativa e o reconhecimento da igual dignidade de todos.
Para os organizadores do evento, o FSM 2016, no Canadá, vai fazer história como sendo a primeira edição a ser realizada em um dos países “do Norte”. Com a crise global que afeta toda a humanidade, é crucial exceder certas divisões que ainda persistem, sendo que os movimentos e atores sociais são convidados a encontrar soluções em conjunto.
Com informações da CUT