Fome é tema de dois livros lançados num só volume

Dois livros, um só volume, uma capa de cada lado. Fome: como enfrentar a maior das violências e A Terra é plena: como alimentar o mundo e cuidar do planeta, da Editora Discurso Direto, serão lançados na próxima terça-feira, 7 de fevereiro, às 18:30, no Feitiço das Artes (antigo Feitiço Mineiro), na 306 Norte.

Escritos respectivamente por Camilo Vannuchi e Simone de Camargo, o volume é resultado de um esforço coletivo para registrar os efeitos da pior agressão a que um ser humano pode ser submetido: a violação do direito fundamental à vida, à alimentação em quantidade e com qualidade suficientes, num momento em que assistimos a uma escalada inédita da desnutrição e da extrema pobreza.

São 33 milhões de brasileiros com fome. Não a fome eventual de quem ficou preso no trânsito e precisou pular o almoço em razão de um compromisso inadiável. Tampouco a fome esporádica de quem faz jejum por motivação religiosa ou para um exame médico. No ano em que o Brasil comemora 200 anos de independência, 15% da população não tem o que comer e mais da metade das pessoas não tem certeza se poderá se alimentar ou dar de comer aos filhos nos próximos dias.

Três décadas após o lançamento da Ação da Cidadania Contra a Fome e vinte anos depois do Programa Fome Zero, Camilo Vannuchi e Simone de Camargo visitam os escombros de um Brasil em frangalhos e se propõem a contribuir para a construção de uma nova política agrícola e de segurança alimentar, que volte a colocar os mais pobres no orçamento e que seja, desde a origem, justa, solidária, restaurativa, diversa e sustentável.

Os autores narram episódios dramáticos da violência praticada contra quem tem fome: a disputa por ossos; a prisão de uma mãe por furtar comida; a rotina de quem luta pela sobrevivência em lixões ou nas ruas do país. Foram entrevistados especialistas no assunto, como José Graziano da Silva, Padre Júlio Lancellotti, Frei Betto, João Pedro Stédile, Kelli Mafort, Walter Steenbock, Namastê Messerschmidt, Leosmar Terena, Diogo Cabral e trabalhadores do assentamento Mário Lago, em Ribeirão Preto (SP).

Camilo e Simone buscam inspiração na agricultura ancestral, visitam assentamentos do MST, descrevem em profundidade as transformações vividas no município de Guaribas (PI) como resultado de políticas públicas bem conduzidas nos primeiros governos Lula, denunciam os malefícios dos agrotóxicos e apresentam experiências bem-sucedidas em agricultura regenerativa e em sistemas agroflorestais agroecológicos – práticas altamente recomendáveis para superar o maior desafio da atualidade: como vencer a fome sem destruir o planeta.

Os autores

Camilo Vannuchi é jornalista, pesquisador e escritor com ênfase em direitos humanos, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela USP e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Mantém desde 2019 uma coluna semanal no UOL. É autor, entre outros, da biografia “Marisa Letícia Lula da Silva” e do livro-reportagem “Vala de Perus, uma biografia”, finalista no Prêmio Jabuti de 2021.

Simone de Camargo se divide entre Los Angeles, nos Estados Unidos, e Trairi, no Ceará, onde se dedica desde 2010 a regenerar biodiversidade e produzir alimentos agroecológicos em sistemas agroflorestais junto com a equipe de agricultores da Fazenda Coringa. Antes de se reconectar com a agricultura, Simone trabalhou por anos como controller de produção na indústria do cinema.