Fim da violência contra as mulheres é tema de concurso internacional da ONU

A Secretaria de Políticas para Mulheres do Sinpro informa a realização de uma concurso no mínimo curioso. A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um concurso, com a proposta de confecção de camisetas com imagens que retratem os conceitos de respeito e igualdade para as mulheres, mas a participação é restrita aos homens com idade entre 18 e 25. A iniciativa faz parte da Campanha “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres” e a criação deve ser enviada para o site do concurso. As inscrições estão abertas até 21 de setembro.
Os vencedores – em número de seis – receberão os prêmio na sede da ONU, em Nova York (EUA), no dia 22 de novembro, onde também participarão das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, comemorado anualmente no dia 25 de novembro. Cinco pessoas serão escolhidas por uma comissão julgadora e apenas um vencedor será nomeado por voto popular. Para a o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, deve-se criar não apenas a consciência do fim da violência entre as mulheres, mas também entre os principais agentes dessa violência.
Por isso, o secretário-geral anunciou a formação, em 2009, de uma rede de homens líderes que vai trabalhar para inspirar os homens, em todos os países, a entrar na luta pela eliminação da violência contra mulheres e meninas. Este concurso faz parte dessas iniciativas da ONU, cujo intuito é envolver os homens jovens, afim de criar-lhes essa consciência para que as gerações futuras não repitam os erros cometidos em anos anteriores. “Os homens precisam ensinar aos demais que homens de verdade não violam ou oprimem as mulheres e que o lugar da mulher não é apenas em casa ou no campo, mas também em escolas, escritórios e salas de reuniões”, afirma Ban Ki-Moon.
Mais informações e dúvidas sobre a campanha poderão ser encaminhadas para o email info@unitetshirtcompetition.org, ou consultadas na página da ONU, no endereço http://www.onu.org.br/unase/.