Nota em apoio à greve das e dos professores e orientadores do Distrito Federal

O Fórum de Educação Infantil do Distrito Federal (FEIDF) manifestou seu apoio à greve do magistério público no Distrito Federal por meio de seu instagram. Leia o texto na íntegra abaixo.

 

***

Nota em apoio à greve das e dos professores e orientadores do Distrito Federal

O Fórum de Educação Infantil do Distrito Federal (FEIDF) vem a público expressar solidariedade às e aos professores e orientadores do Distrito Federal em greve desde 4 de maio de 2023, exigindo a reestruturação da carreira e recomposição salarial após oito anos sem reajustes.

É inaceitável que a educação seja tão desvalorizada pelo governo distrital ao ponto de não cumprir sequer o básico de remuneração dessa carreira.

Nosso movimento entende que o DF assumiu um compromisso com a educação ao aprovar o Plano Distrital de Educação, que prevê a valorização das e dos profissionais da educação da Rede Pública, de forma a equiparar seu vencimento básico, no mínimo, à média da remuneração das demais carreiras das e dos servidores públicos do Distrito Federal, com nível de escolaridade equivalente. Meta esta que deveria ter sido cumprida até o sexto ano do Plano.

A categoria luta também por melhores condições de trabalho, em especial no que diz respeito ao número de crianças por turma, cuja meta 18.3 do PDE prevê que na Educação Infantil a relação professor-criança seja de 6 a 8 crianças de até 2 anos por professor; e de até 15 crianças de 3 a 5 anos por professor. E pela valorização da Educação Especial Inclusiva.

A educação pública, gratuita e de qualidade social é direito de todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos da Capital Federal e deve ser garantida pelo respeito, condições de trabalho, salário digno e valorização das e dos profissionais da Educação.