Campanha Faça Bonito chega à EC Vila Nova de São Sebastião

A campanha Faça Bonito, uma parceria do Sinpro-DF com o Conselho Tutelar, chegou em São Sebastião. Nessa quarta-feira (12), as diretoras do sindicato Mônica Caldeira, Leilane Costa, Silvana Fernandes, Lucilene Kátia e Regina Célia, e a conselheira tutelar Ana Maria Soares, realizaram mais uma edição do Faça Bonito com o Sinpro na Escola Classe Vila Nova (EC Vila Nova) de São Sebastião. Confira as fotos da atividade no Facebook e Instagram do Sinpro.

Com o Faça Bonito, o Sinpro reforça o Maio Laranja, campanha oficial nacional do Conselho Tutelar de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescente e, ao mesmo tempo, um projeto permanente de proteção à infância em que a escola é a principal aliada na detecção de casos de abusos contra crianças e adolescentes.

Mônica Caldeira, coordenadora da Secretaria para Assuntos de Mulheres Educadoras (Secretaria de Mulheres) do Sinpro, destaca o papel social da escola de encaminhar a criança e/ou adolescente para medidas de proteção, bem como a família da vítima, para o atendimento e, possivelmente, afastar a criança e/ou adolescente do(a) agressor(a).

Ela também ressalta o fato de que o Faça Bonito também atua contra os assédios sexual e moral entre os(as) profissionais da educação na escola. “Pelo fato de a escola ser um ambiente de trabalho acometido por situações de assédios sexuais e morais contra professores, professoras, orientadores e orientadoras educacionais, a Secretaria de Mulheres firmou, nessa parceria com o Conselho Tutelar intitulada ‘Faça Bonito’, que, ao mesmo tempo em que combate o abuso de crianças e adolescentes, combate também a violência dos assédios sexual e moral entre os(as) profissionais da educação.

Nas execuções do projeto, enquanto a conselheira Ana Maria faz uma contação de história com os(as) estudantes, mostrando como reconhecer partes do seu corpo que não podem ser tocadas e como a criança e/ou adolescentes podem ter, na escola, o apoio de profissionais da educação amigos(as) de confiança para denunciar os abusos, as diretoras do Sinpro se reúnem com professores(as) e orientadores(as) educacionais para falar do conceito de trabalho decente, conforme conceituado pela Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

“O trabalho decente tem de trazer progresso, tirar da pobreza, combater a desigualdade social e garantir realização pessoal. A nossa categoria sofre com síndrome de burnout e outras doenças por causa de todo tipo de assédio, como, o medo, a depressão e a ansiedade no ambiente de trabalho. Assim, é oportuno que, ao proteger a infância, contando lá fora, por intermédio do Conselho Tutelar, as histórias para as crianças e os adolescentes se defenderem de agressores e agressoras, na Sala dos Professores, o sindicato atua na conscientização e proteção das professoras e orientadoras educacionais para que a escola seja um ambiente livre de assédios e um local de trabalho seguro”, afirma Mônica.

Nessa conversa com a equipe de profissionais, o Sinpro ensina a escola a fazer rodas de conversa em que são identificadas as violências que a escola não vai tolerar e mostra como construir, a partir do coletivo, uma cultura organizacional, uma escola de intolerância a qualquer tipo de violência. “O Faça Bonito com o Sinpro é o dia em que a escola declara que qualquer violência, seja com as crianças e adolescentes, seja com professores e professoras, orientadores e orientadoras educacionais, é intolerável e assume o compromisso de dar um basta na violência”, finaliza Mônica.

MATÉRIAS EM LIBRAS