Falta conscientização sobre a importância da Coordenação Pedagógica

“A Coordenação Pedagógica é imprescindível, uma vez que reflete diretamente no desenvolvimento do trabalho realizado em sala de aula”. Esta é a opinião da professora e supervisora pedagógica Nair de Felice Jardim Rodrigues, do alto dos seus 25 anos de experiência no Magistério.

A supervisora, que atua na Escola Classe 05 do Guará, considera como falha a falta de conscientização da utilização adequada desse tempo disponível na carga horária semanal. “Em muitas situações, os professores da mesma série/área não conseguem estar juntos para uma coordenação conjunta e para troca de experiências”, diz Nair Rodrigues.

Entre os problemas enfrentados nas escolas, a supervisora aponta as constantes substituições. Segundo ela, devido a este problema os coordenadores, muitas vezes, não conseguem desenvolver um bom trabalho coletivo. “Em várias situações os coordenadores encontram resistência por parte dos professores em aceitar sugestões de atividades, projetos, etc”, diz Nair Rodrigues.

De acordo com a supervisora, um grande avanço da coordenação Pedagógica foi a disponibilidade de ter esse tempo destinado, não só para um bom planejamento, mas também para troca de experiências e para formação continuada em serviço.

Nair Rodrigues considera que para se aprimorar a Coordenação deveria ser criado um banco de reserva de professor substituto imediato, para atender, por exemplo, os casos de atestado médico de comparecimento no horário de regência, abonos e faltas com justificativas tardias. “Os professores que ocupam esse cargo, devem ser pessoas comprometidas com o trabalho a ser desenvolvido ao longo do ano. Ou seja, que não bloqueiem a vaga somente para permanecer na escola ou por convicção pessoal”, conclui a supervisora

Nome: Nair de Felice Jardim Rodrigues

Escola: Escola Classe 05 do Guará

Experiência: 25 anos de magistério na SEDF, sendo 21 anos em sala de aula, 01 ano na Coordenação e 03 anos na Supervisão Pedagógica.