EXPOSIÇÕES 12º CTE | Arte é resistência

Dez obras de arte expostas na galeria do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde é realizado o 12º Congresso de Trabalhadores(as) em Educação, comemoram o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

As telas expostas são de Marlene Costa, Dolores Ritter, Kely Karenina, Jorge Oliveira Junior, Regina Célia Melo e Zilá Messeder, professores da rede pública de ensino do DF.

Retrato de Clarice Lispector, de Marlene Costa  Técnica: Acrílica s/ Tela

 

Retrato de Eugênia Brandão, de Marlene Costa | Técnica: Acrílica s/ Tela

 

Cerro Bayo, de Jorge Oliveira Junior | Técnica: Impressão Fine Art 2/30, material museológico Canvas

 

Walter Firmo em cores, de Jorge Oliveira Junior | Técnica: Impressão Fine Art, papel museológico Canson Rag

 

Obra da série Holística – Somos parte do todo e o todo está em nós | Técnica: Acrílico sobre tela

 

Lockdown 2, de Dolores Ritter | Técnica: Aquarela sobre papel canson

 

Locjdown 1, de Dolores Ritter | Técnica: aquarela sobre papel canson

 

Livre, de Zilá Messeder | Escultura – Técnica: molde em cimento

 

Imagem sem ficha técnica

 

Línguas da paz, de Regina Célia Melo | Técnica: Acrílica s/ tela

A Semana de Arte Moderna foi um movimento artístico realizado no Brasil, mas de reconhecimento mundial. Protagonizado pela elite artística brasileira, o movimento, amado e vaiado, rompeu com os aspectos formais antes imprescindíveis à produção de peças artísticas, e inseriu em livros, telas, poemas, músicas cores vívidas, formas desgarradas do realismo, regionalismos que revolucionaram a estética.

O centenário da Semana de Arte Moderna também é tema do XII Concurso de Redação e Desenho do Sinpro-DF, que tem como tema “Semana de Arte Moderna: 100 anos depois – O 22 de agora é mais que eu, somos nós”. O concurso lembra que o grito dado em 1922, pautado na liberdade individual de produção, agora, em 2022, é dado de forma conjunta, com a arte produzida nas ruas, nos palcos improvisados, que querem a periferia em vez de elitismo; o povo preto em vez de racismo; as mulheres organizadas em vez de machismo; o povo indígena em vez de latifúndio; a comunidade LGBTQIA+ em vez de preconceito; a juventude afrontosa em vez de autoritarismo. Saiba mais em https://bit.ly/3584yjq

Culturas, histórias, experiências
O 12º Congresso de Trabalhadores(as) em Educação também reservou espaço para 20 expositores(as), que trouxeram livros, revistas, temperos, artigos indígenas, acessórios, jogos de alfabetização que transpõem o significado de produto e acabam representando culturas, histórias, experiências.

Matheus Teles Aigo é um dos expositores do 12º CTE. Da etnia Boe Bororo, ele traz artesanatos de mais de 300 povos originários. Segundo ele, os artefatos de cores variadas e formatos distintos são trazidos para a cidade para difundir a cultura e a espiritualidade indígena, ao mesmo tempo em que ajuda a no sustento de centenas de pessoas.

“Na nossa tradição, os nossos artesanatos e adornos são usados apenas em rituais sagrados. Então, vivemos da comercialização de artesanatos de parentes de outras etnias. Ajuda, na forma de economia criativa, para eles terem fonte de renda”, explica Matheus.

Matheus Teles Aigo

 

Do outro lado do saguão, a professora aposentada da rede pública de ensino do DF Ana Cláudia Silva expõe uma série de jogos infantis confeccionados por ela, utilizados para a alfabetização e aprimoramento da coordenação motora.

Ela conta que se aposentou há três anos, e decidiu continuar ensinando través do artesanato. Com 25 anos de experiência em alfabetização, ela explica com cuidado cada material exposto.

“Sou apaixonada por alfabetização. Então, me aposentei, mas continuo alfabetizando. Muita gente me procura, e eu fico superfeliz”, conta sorridente Ana Cláudia, que tem 52 anos.

Ana Cláudia Silva

 

Os trabalhos ficarão expostos até sábado (9), quando se encerra o 12º CTE. Nesta edição, o lema do Congresso é “Um outro Brasil é possível”, e os eixos de debate serão fundamentados nos seguintes temas: conjunturas internacional, nacional e local; defesa da educação pública, gratuita, de qualidade, laica e socialmente referenciada; organização e estrutura sindical; e Plano de Lutas para o próximo período. Saiba mais em https://bit.ly/39ZjzXl. Assista ao evento ao vivo. Saiba como no link https://bit.ly/3RfC1vF