Exposição mostra os 63 anos de história da Escola Parque 308 Sul
A primeira Escola Parque de Brasília completou 63 anos na última segunda-feira (20), com um legado de grandes ações para a educação e para a comunidade. Em comemoração a esta data tão significativa, a Escola Parque 308 Sul preparou uma série de atividades com o objetivo de mostrar um pouco da história desta unidade escolar, que em muito se confunde com a história da capital federal.
As comemorações foram abertas nesta terça-feira (21) com a exposição Tempo: Perspectivas em arte educação, com trabalhos artísticos dos(as) atuais estudantes na Galeria de Arte da Biblioteca Central da Universidade de Brasília, com curadoria do professor Dr. Cleber Cardoso Xavier. A exposição vai até o dia 15 de dezembro. As festividades também foram marcadas por uma mostra de dança que envolveu todas as Escolas Parque do DF (cinco do Plano Piloto e as de Ceilândia, Brazlândia e Núcleo Bandeirante) e continuam com uma exposição no dia 7 de dezembro, no Alameda Shopping, com trabalhos de turmas de todos(as) os(as) docentes em artes visuais da EP 308 Sul.
As comemorações do aniversário, que aconteceram no sábado (18), contaram com distribuição de bolo, cantoria, musicalidade e diversas produções artísticas.
Patrimônio cultural e educacional
A infraestrutura da EP 308 Sul foi um alento nos primeiros anos de Brasília, sendo o seu teatro o único equipamento formal de cultura nos primeiros cinco anos da cidade inaugurada. Por ali passaram grandes nomes da música e da cena brasileira, bem como os eventos sociais e comunitários da cidade que estava surgindo.
Anísio Teixeira instalou no Distrito Federal o conceito que havia germinado no Rio de Janeiro na década de 1930 com a escola Playground e a Escola Parque de Salvador – Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Tendo a democracia como base para a educação e a educação como fomento para a prática da democracia, Teixeira acertou em cheio na decisão de provocar no cerrado uma estratégia de educação integral como exemplo para o restante do país.
À frente da escola por 13 anos, o professor Paulo César explica que as comemorações também abrangem os 13 anos de existência do projeto PreservArtePatrimônio, consagrado neste ano com Moção de Louvor pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e reconhecimento no 1º prêmio Paulo Freire da CLDF. “Tivemos uma matéria no canal Arte1, participação no evento de educação patrimonial do Iphan nacional e, principalmente, a conscientização dos discentes quanto a conservação e cuidado com o seu patrimônio mais importante: a escola”.
Para conhecer mais sobre a Escola Parque 308 Sul e sobre o conceito de Escola Parque, clique aqui e confira pesquisas recentes sobre o assunto e imagens da escola da década de 1960.