Experiência vivida por professora no sistema prisional se transforma em dissertação de mestrado

A aposentadoria não diminuiu a vontade da professora Janilce Rodrigues em aprender e manter a sede pelo conhecimento. No dia 12 de julho a educadora defendeu sua dissertação de mestrado, que trouxe como tema: Uma professora em contexto prisional – Reflexões sobre aulas no Complexo Penitenciário da Papuda entre os anos 2005 e 2013.

Atuando na Papuda de 2005 a 2013 como professora de Teatro, Janilce ingressou no programa de pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em 2022, concluindo este ano. A experiência da educadora foi referência para a publicação do livro Teatro em cadeado: uma experiência em cela de aula, em 2019.

Para Janilce Rodrigues, a educação é direito de todas as pessoas, independente do lugar onde estejam, e o debate sobre a educação para pessoas em situação de privação de liberdade é importante para que as leis não fiquem arquivadas nos papéis. “Em se tratando de pessoas em situação de privação de liberdade, a educação é uma potente ferramenta de transformação e formação, porque muitas pessoas não tiveram a oportunidade de estudar em idade cronológica, conforme está na Constituição. Assim, minha tese relata um trabalho realizado com resultados positivos”, ressalta.