Ex-dirigente do Sinpro-DF, prof. Lisboa, é reeleito para o Conselho de Administração da OIT

O professor Antônio Lisboa, dirigente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e ex-diretor do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF), foi reeleito, nesse domingo (13), para representar os(as) trabalhadores(as) brasileiros(as) no Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A OIT é a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para o mundo do trabalho, responsável pela elaboração e pelo controle de políticas e programas relacionados ao mundo do trabalho, especialmente, ao cumprimento de normas internacionais.

 

Na avaliação da diretoria colegiada do Sinpro-DF, essa recondução nunca foi tão importante como agora, neste exato momento em que a própria OIT está sob ataque do capital internacional e em que o Brasil está submerso num governo autoritário, mentiroso, subserviente aos países imperialistas e que todo dia promove, com pressa e ganância e com a competente, interesseira e criminosa ajuda de boa parte dos parlamentares do Congresso Nacional, o desmanche total do Estado nacional brasileiro.

 

“Lisboa tem denunciado, internacionalmente, os desmandos deste governo, principalmente acerca das extinções de direitos trabalhistas e também suas interferências inoportunas, geralmente a  mando dos EUA, nos países sul-americanos e nossos vizinhos que não se subordinam às ingerências estadunidenses”, afirma a diretoria colegiada do Sinpro-DF.

 

“O governo Jair Bolsonaro transforma, a passos rápidos, uma nação soberana em neocolônia meramente distribuidora de grãos para países ricos. Bolsonaro está retomando o esquema colonialista de sesmarias. Todas as privatizações mostram isso. Agora, com a privatização da Eletrobrás, aprovada pela maioria dos deputados federais, acelera esse desmanche da soberania nacional. O Brasil está sendo fatiado e distribuído para empresas multinacionais e países ricos. Nessa avalanche de perdas, até da própria cultura nacional, a classe trabalhadora é quem mais sofre porque seus direitos são exterminados. Daí a importância da reeleição do professor Lisboa para o Conselho de Administração da OIT”, completa Rosilene Corrêa, diretora do Sinpro-DF e da CNTE.

 

É a terceira vez que o professor Antônio Lisboa Amâncio Vale é reconduzido à OIT. Na opinião da diretora, isso mostra também a importância do movimento sindical do País no mundo do trabalho e nas intervenções políticas internacionais em defesa da classe trabalhadora brasileira e latino-americana. Atualmente, Lisboa é secretário de Relações Internacionais da CUT. Mas ele tem uma longa e virtuosa trajetória no movimento sindical do setor da Educação.

 

Rosilene lembra que o aprendizado sindical de Lisboa foi o chão da escola pública do Distrito Federal e o Sinpro-DF. Também passou pelo crivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em que foi dirigente. Professor aposentado da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEE-DF), Lisboa destaca, dentre as metas de sua atuação na OIT, a defesa da negociação coletiva e da representação sindical, atacadas no Brasil desde o golpe de Estado de 2016, que teve em seu comando, o ex-presidente Michel Temer (MDB), com a reforma trabalhista e, agora, seriamente aprofundada por Jair Bolsonaro (ex-PSL e futuro PATRIOTA).

 

 

“A CUT continuará a defender os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras na OIT, especialmente, no que diz respeito ao direito de greve e à negociação coletiva”, afirma o dirigente. Ele diz ainda que outra meta importante de ser ressaltada é a defesa, juntamente com os demais conselheiros, da própria OIT. “A OIT está sob ataque do capital, das transnacionais, a quem não interessa que trabalhadores sejam tratados de forma digna, com direitos, por isso a defesa da própria OIT, neste momento é essencial”, denuncia o conselheiro.

 

Você sabe o que é o Conselho de Administração da OIT?

O Conselho de Administração é o órgão executivo da Organização Internacional do Trabalho. Reúne-se três vezes ao ano, nos meses de março, junho e novembro. Toma decisões sobre a política da OIT, determina a agenda para a Conferência Internacional do Trabalho  (CIT), adota o Programa e Orçamento antes de sua apresentação à Conferência e elege o diretor-geral.

O Conselho é composto por 56 membros titulares (28 Governos, 14 Empregadores e 14 Trabalhadores) e 66 membros suplentes (28 Governos, 19 Empregadores e 19 Trabalhadores). O professor Lisboa é um dos 14 membros que representam os trabalhadores. Dez das cadeiras do governo são reservadas para os membros da maior importância industrial (Alemanha, Brasil, China, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Japão, Reino Unido e Federação Russa). Os restantes membros do Governo são eleitos pela Conferência de três em três anos (as últimas eleições realizaram-se em junho de 2014). Os membros do empregador e do trabalhador são eleitos a título individual.

 

Leia a matéria completa sobre a reeleição de Lisboa no link a seguir:

 

Dirigente sindical da CUT é reeleito no Conselho de Administração da OIT

 

Com informações da CUT Brasil

 
 

MATÉRIA EM LIBRAS