Ex-presidente boliviano Evo Morales participa de debate no Sinpro

O Sinpro recebeu, na manhã desta segunda-feira, 2 de janeiro, o ex-presidente boliviano Evo Morales. Destacada liderança popular mundial, Evo veio ao auditório do Sinpro para debater a importância da Runasur (Unasul dos Povos), rede de organizações sindicais e do movimento social dos países da América do Sul, que tem o objetivo de organizar as lutas por integração e soberania.

Evo saudou a vitória eleitoral de Lula como um novo período aberto na América Latina: “Lula não é só um símbolo, é uma garantia de integração de toda América Latina”, disse ele para um auditório lotado. Ele, que foi o primeiro presidente indígena da Bolívia, país em que 62% da população é indígena, falou da importância de lideranças populares ascenderem ao poder institucional.

O ex-presidente boliviano ressaltou que, no início dos anos 2000, iniciativas comuns de movimentos sociais, sindicais e partidos de esquerda de todo o mundo impulsionaram processos ricos como o Fórum Social Mundial, que contribuiu para impulsionar uma onda de mudanças na América Latina. Agora, a expectativa é recuperar essa articulação na região, que uma sequência de golpes de Estado enfraqueceram.

Para Evo, o continente precisa derrotar a Doutrina Monroe, que considera imoral e criminosa. “O Mercosul é nossa resposta econômica, e a Runasur é nossa resposta política”, disse ele. Morales destacou os interesses colonialistas dos estadunidenses nas riquezas da América Latina, como é o caso do gás e do lítio na Bolívia. “O crescimento do discurso apolítico ou apartidário fortalece o imperialismo”, falou ele.

Anfitrião do encontro, Antônio Lisboa, Secretário de Relações Internacionais da CUT, membro do Conselho de Administração da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e vice-presidente da CSI (Confederação Sindical Internacional), registrou que o presidente Lula falou da importância da Unasul em seu discurso de posse: “Essa retomada marcará um novo tempo para a diplomacia brasileira, e também para a articulação dos trabalhadores em âmbito mundial”, disse Lisboa. “O presidente Lula fortalecerá a Unasul dos Povos e o Mercosul, construindo uma inserção soberana da América Latina na política internacional”, disse ele.

Evo Morales veio ao Brasil acompanhar a solenidade de posse do presidente Lula, a quem presenteou com uma jaqueta tradicional da cultura boliviana. Ele participou do evento “Diálogo com Evo Morales sobre a Unasul dos Povos” a convite da CUT, do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) e da CMP (Central dos Movimentos Populares).

 

 

MATÉRIA EM LIBRAS