Estudo completo sobre os nomes dos brasileiros em lançamento em 21/11

Qual a origem do seu nome? Quantas pessoas no Brasil têm o nome igual ao seu? E em Portugal? Seu nome era “moda” quando você nasceu? Essas perguntas são respondidas por um ramo da Linguística, a antroponímia, que estuda os nomes próprios, e é o tema do livro Os brasileiros e seus nomes, escrito pela linguista Juliana Soledade, professora da UFBA e da UnB. A professora Juliana lança seu livro na próxima quinta-feira, dia 21, a partir das 18h no Capital Bistrô, que fica no Setor de Clubes trecho 02.

“Este é um livro sobre os nomes próprios de pessoa, em especial nomes de bastimos (primeiro nome) dos brasileiros. Vamos conhecer como categorizamos os nomes aqui no Brasil, nomes de pobre X nomes de rico, nomes de velho X nomes de jovem. Vamos entender como e por quais motivos criamos nomes novos, como: Frenciele, Francinelscon, Francisvaldo, Advan, Adielson, Aderlan… etc.”, conta Juliana.

“Os Brasileiros e seus nomes” é resultado da tese apresentada por Soledade como pré-requisito para progressão ao nível de professora titular do Instituto de Letras na Universidade Federal da Bahia.

O texto traz explicações sobre as diferenças entre os tipos de nome que existem: apelido, nome de guerra, nome social, sinal de nome, nome alternativo. Traz também informações sobre como outras culturas usam nomes para identificar seus falantes, e como a história da formação sóciocultural do Brasil fez com que nosso conjunto de nomes seja hoje tão diferente do que é usado em Portugal.