Estudantes fazem blitz parlamentar pela revogação do Novo Ensino Médio

A Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) realizará nesta quarta-feira (20) uma blitz no Congresso Nacional pela elaboração de nova lei para o Ensino Médio. A atividade será a partir das 13h, com ato no Anexo II da Câmara dos Deputados.

Na atividade, os estudantes apresentarão aos deputados e senadores nota técnica com avaliações sobre o Ensino Médio e a proposta de construção coletiva de nova lei para a etapa de ensino, com a participação de especialistas, gestores(as), professores(as) e estudantes.

“Estamos em um momento de construir o próximo Plano Nacional de Educação, que deverá buscar um projeto de país a partir da educação de qualidade. E, dessa forma, é preciso pensar o Ensino Médio como uma etapa estratégica, visando oferecer formação para o trabalho, para o estímulo ao pensamento crítico, para reduzir desigualdades, promover o desenvolvimento e oferecer perspectivas para nossa geração”, avalia a presidenta da UBES, Jade Beatriz.

Aprovado em 2017, ainda no governo Michel Temer, o Novo Ensino Médio agrupa disciplinas tradicionais (Biologia, Português e etc) em áreas do conhecimento. São elas: Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e formação profissional. O NEM ainda prevê que o aluno deve optar por um “itinerário formativo” (projetos, oficinas, núcleos de estudo). No DF, há relatos de ofertas de cursos que ensinam práticas semelhantes àquelas necessárias para atuação em pet shop, por exemplo.

Neste ano, o Ministério da Educação sugeriu mudanças ao NEM. Entre elas, a ampliação da carga horária destinada às disciplinas básicas, passando de 1.800 horas para 2.400 horas, podendo haver exceção no caso dos cursos técnicos (mínimo de 2.200 horas). Além disso, a pasta também propõe a ampliação das disciplinas obrigatórias, que passariam a incluir espanhol, arte, educação física, literatura, história, sociologia, filosofia, geografia, química, física, biologia e educação digital.

Ainda como sugestão, o MEC apresenta a redução dos itinerários formativos, totalizando-os em três percursos de aprofundamento e integração de estudos: Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza; Linguagens, Matemática e Ciências Humanas e Sociais; e Formação Técnica e Profissional.

Com informações da Ubes

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