Estudantes do CED 06 de Ceilândia comemoram aprovação no PAS e defendem valorização do magistério

Estudantes e professores do CED 06 Ceilândia comemoram as aprovações no vestibular

 

Preparados(as) pelo corpo docente do Centro Educacional 06 de Ceilândia, 20 estudantes da escola foram aprovados(as) no Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB) em cursos como Medicina, Direito e Engenharia. Entre eles está Guilherme Lima Carvalho, aprovado para Engenharia de Produção em sete universidades federais do Brasil.

Filho da escola pública, Guilherme credita seu sucesso ao esforço de professores(as), da direção e de toda escola, que diariamente é obrigada a superar obstáculos. “Apesar de a escola pública não ter a mesma estrutura que as escolas privadas, a educação que recebemos é de muita qualidade. Temos professores muito capacitados, que nos apoiam desde os primeiros anos escolares, mas percebemos que a falta de apoio do GDF tem prejudicado a escola pública”, afirma.

Para o estudante, “um dos grandes problemas é a mudança de professores durante o ano letivo”. “Como muitos (professores) eram de contrato temporário, acabávamos perdendo uma sequência de estudo por conta da troca de professores, e isso prejudicou muito”, comenta. Atualmente, 70% dos(as) professores(as) do CED 06 de Ceilândia são de contrato temporário.

Mesmo aprovado nas universidades federais do Rio de Janeiro, da Bahia, do Rio Grande do Norte, de Minas Gerais e de Goiás, Guilherme escolheu a Universidade de Brasília. “A universidade federal foi feita para nós da escola pública, e a gente não pode deixar de acreditar que podemos fazer parte dela.”

A dedicação dada pela equipe docente do CED 06 de Ceilândia foi um dos diferenciais apontados pelos(as) estudantes aprovados(as) no PAS. Com foco na aprovação para a UnB, a unidade escolar ofereceu cursinhos preparatórios, iniciativa que ajudou na formação para o processo seletivo.

“No caminho até o vestibular, nós temos muitos problemas, dificuldades, mas os professores sempre nos apoiaram e deram a força que precisávamos. Apesar disso, é triste ver que o esforço deles não é recompensado”, diz Letícia Soares, aprovada em Enfermagem no PAS.

Para a estudante, “a falta de investimentos do governo na escola pública é visível, e quem mais sente isso tudo é o estudante”. “O governo precisa entender que quanto mais investimento na educação pública, mais resultado”, avalia.

 

Estudante de escola pública pode chegar aonde quiser

Os estudantes conseguiram superar várias dificuldades até a aprovação  

 

Para a estudante do CED 06 de Ceilândia Brenda Fernandes Freire, os resultados do PAS mostram que o esforço e a dedicação fazem a diferença. Aprovada em Pedagogia no PAS, ela conviveu com vários obstáculos, mas em nenhum momento desistiu.

“Não me sinto menor que alunos de escolas particulares. Convivemos com desafios, muitos por conta da falta de incentivo do governo, como pouca verba para a educação, mais professores para a escola. Mesmo assim, o CED nos deu todo apoio, materiais focados para o vestibular, cursinho aos sábados e toda base necessária. É por isso que eu falo: todo estudante de escola pública é capaz de chegar aonde quiser”, considera a futura pedagoga.

Professor de Sociologia e Filosofia do CED 06 de Ceilândia, Osvaldo Lima de Oliveira diz que a escola pública é espaço de criação de projetos de vida, e o ingresso no ensino superior é uma importante etapa deste projeto. O percurso, lembra o professor, não tem sido fácil. “Uma das funções da escola pública é suprir algumas ausências, mas muitas vezes ficamos impossibilitados de fazer mais por conta da falta de investimento do governo e de estrutura. É possível uma escola pública de qualidade? É possível uma educação de qualidade e gratuita? É possível, é real e o resultado está aí”, comemora Osvaldo.

O CED 6 é referência na aprovação de alunos(as) para o ensino superior em cursos concorridos, e um dos motivos para isso é a crença de todos(as) na educação.

“Acredito que a educação liberta, a educação transforma, dá possibilidade de um aluno de periferia voar alto, superar desafios econômicos e sociais. Por mais que recebamos ‘não’ do governo, no sentido de melhorar a estrutura, de garantir os direitos dos alunos, a gente consegue, aos trancos e barrancos, com todas as dificuldades, mostrar que a escola pública é capaz de excelência, de qualidade e de dar esperança para mudar o status quo dos nossos alunos”, analisa o professor da Sala de Recurso do CED, Wellington Nascimento, que atua na escola há 17 anos.

 

Educação deve ser prioridade

Estudantes e o diretor do CED 06, Jefferson Lobato, comemoram o sucesso no PAS da UnB

 

Professor Wellington Nascimento denuncia que o ano letivo começou e o CED 06 ainda não recebeu a verba do Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. O Fundo é uma importante ferramenta que contribui para a redução das desigualdades educacionais existentes, estabelecendo mais equidade na distribuição dos recursos disponíveis no âmbito das esferas de governo. A verba é destinada à rede pública de ensino do DF desde 2007.

“Eu acredito que a maior forma de transformação aqui para garantir uma educação com mais e melhores resultados é que o governo cumpra o papel dele, cumpra a aplicação correta da verba pública, do Fundeb, que cumpra o PDE, que realmente estabeleça como meta a educação. Se o governo investisse o que de fato está previsto na legislação para a educação e valorizasse o professor como ele merece, a escola pública seria muito melhor do que já é.”

Para o diretor do CED 06 da Ceilândia, Jefferson Lobato, “a escola pública tem muito o que oferecer. Basta que o GDF tenha a educação como prioridade e invista nela”. “Convivemos com falta de estrutura, internet ruim, muitos alunos por sala, professores e professoras adoecidos, falta de educadores por conta da falta de concurso público. Isso tudo traz prejuízos grandiosos para a nossa busca por uma educação de qualidade”, avalia o gestor.

 

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