Estudantes apoiam a greve da educação

Os estudantes também se somaram à luta de nossa categoria. A União dos Estudantes Secundaristas do Distrito Federal (UES-DF) fechou apoio ao movimento do magistério. Em entrevista ao site do Sinpro, o vice-presidente da entidade, Lucas Souza Cruz, declarou que “nós, estudantes da Rede Pública, somos os mais afetados pela desvalorização profissional dos nossos professores e professoras. Reconhecemos e valorizamos os esforços do Sindicato dos Professores e interpretamos que o Governo do Distrito Federal, na pessoa do seu chefe-executivo, tem total responsabilidade acerca da greve dos professores e professoras” aprovada em 26 de abril.

Lucas disse também que os 8 anos sem reajuste para os professores e professoras da rede pública no Distrito Federal, devem ser entendidos como “uma das piores violências contra a comunidade escolar”.

Para o vice-presidente da UES-DF, os educandos e educandas são imprescindíveis no processo pedagógico, e a luta da entidade dialoga com a luta dos professores e professoras. “É por isso que os estudantes da rede pública de ensino apoiam com veemência a greve dos professores e professoras”, conclui.

Na assembleia de 4 de maio, vários estudantes estiveram presentes. Além de Lucas Souza Cruz, presidente da UES-DF (que discursou durante a assembleia), um grupo do CEM02 do Gama levou cartazes em apoio à greve do magistério. A escola não tem grêmio formalmente constituído, mas Eduarda, Henrique, Graziela, Rafaela e Isabelle levaram cartazes apoiando a greve dos professores.