Estudante do GDF vence Prêmio “Ciência e Mulher” da SBPC

A estudante Gabriely de Souza Santos (nome artístico: K7), do Centro de Ensino Médio Elefante Branco, foi uma das três vencedoras na categoria Ensino Médio do Prêmio Carolina Bori Ciência e Mulher da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), por seu brilhantismo nas atividades artístico-pedagógicas realizadas na Cia de Teatro Elefante Branco nos anos de 2021 e 2022, pelo projeto “Biodiversidade, ciência e juventude negritude, política e protagonismo juvenil”

Gabriely, que é a mais nova caloura do curso de Artes Cênicas da UnB, vai para São Paulo participar da cerimônia de premiação, que ocorre em 10 de fevereiro.

Na 4ª edição do prêmio Carolina Bori, foram indicadas 446 candidatas, das quais 126 na categoria Ensino Médio e outras 320 em Graduação. Desse total foram selecionadas 82 finalistas, em ambas as categorias. Na segunda rodada de avaliações, a comissão escolheu as premiadas e as menções honrosas.

Gabrielly está entre as três estudantes premiadas na categoria Ensino Médio.

“A K7 (Gabriely) se dedicou muito às artes, à cultura e a transformação social de seus colegas de escola. Sempre disponível para aprender, para trocar conhecimento e para correr atrás de tudo o que foi necessário para concretizar com êxito as produções. A estudante demonstrou muita empatia e senso de coletividade. Além de ter se desenvolvido muito na parte de escrita com os variados exercícios de dramaturgia que realizou. Estou orgulhoso desse encontro com ela, feliz com o Prêmio e com a aprovação dela no vestibular da UnB”, orgulha-se o professor Marcelo D’Lucas, professor de Artes Cênicas do Elefante Branco.

Compuseram a comissão de avaliação, além da vice-presidente da SBPC, Miriam Grossi, as diretoras da Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos e Francilene Procópio Garcia, e também Maria Vargas, membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Vanderlan Bolzani, presidente da Aciesp, conselheira da SBPC e criadora do prêmio quando era vice-presidente da entidade, e Fernanda Werneck, pesquisadora titular e coordenadora do Programa de Coleções Científicas e Biológicas e Curadora da Coleção de Anfíbios e Répteis do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Todas as finalistas (premiadas e menções honrosas) receberão um certificado de premiação e uma visita guiada ao Museu do Ipiranga e um troféu. As nove premiadas (Gabrielly inclusive) recebem passagens aéreas e diárias para a cerimônia presencial de premiação, que será em São Paulo, e para a 75ª Reunião Anual, que será realizada em Curitiba (PR). As menções honrosas irão receber troféu.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 10 de fevereiro, em São Paulo, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube, às 15h00. A data do evento foi escolhida em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Unesco.

Criado em 2019, o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori. A SBPC – que já teve três mulheres presidentes, e tem sua diretoria atual composta por maioria feminina –criou essa premiação por acreditar que homenagear as cientistas brasileiras e incentivar as meninas a se interessarem por este universo é uma ação marcante de sua trajetória histórica, na qual tantas mulheres foram protagonistas do trabalho e de anos de lutas e sucesso da maior sociedade científica do País e da América do Sul.