Esquenta da greve no Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras

O 1º de maio, Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, será o marco da preparação da greve da educação, que começará dia 4 de maio. Como parte das ações de mobilização, o Sinpro convoca a categoria a participar de ato na Praça da Feira Central da Ceilândia, às 10h.

Na ação, serão novamente apresentados à sociedade os motivos da greve. Oito anos sem reajuste salarial, vencimento básico abaixo do Piso Nacional do Magistério, inchaço do quadro de professores de contrato temporário e insuficiência de concurso público, salas de aula superlotadas e locais de trabalho precarizados são alguns dos motivos da paralisação.

O esquenta da greve da educação comporá o ato político-cultural 1º de Maio da Classe Trabalhadora, da CUT-DF (Central Única dos Trabalhadores do DF), que tem como pautas a luta por empregos, renda, direitos e democracia. Para que tudo isso seja possível, é imprescindível a garantia do direito à educação pública de qualidade, o que depende também da valorização dos profissionais do magistério.

A escolha de Ceilândia para a realização do 1º de Maio não foi por acaso. A cidade desempenhou papel fundamental na construção de Brasília e se consolidou como polo de arte, cultura e resistência.

O Sinpro orienta que professores(as) e orientadores(as) educacionais vistam a camisa da Campanha Salarial e participem em peso da atividade do Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. Mobilização e unidade são essenciais para que o GDF atenda às reivindicações da categoria.

Luta
A categoria do magistério público aprovou realização de greve a partir do dia 4 de maio devido ao descaso do GDF com a educação. Para mitigar as perdas impostas, a reestruturação da carreira se tornou um dos principais eixos da Campanha Salarial 2023.

Entre as possibilidades viabilizadas com a reestruturação da carreira estão a incorporação da Gaped/Gase, a garantia de melhorias para a progressão na tabela salarial, a implementação de benefícios para professores(as) de contrato temporário, a valorização de aposentados e aposentadas, e vários outros pontos.

No dia 4 de maio, será realizada nova assembleia, às 9h30, no estacionamento da Funarte. No encontro, a categoria avaliará os resultados da reunião com a Casa Civil, agendada para 3 de maio.

Leia mais sobre a assembleia que aprovou a greve no link https://bit.ly/3AvYuNP

MATÉRIA EM LIBRAS