Escolas reclamam da alimentação fornecida pelo GDF aos estudantes

Ao longo da semana, a diretoria colegiada do Sinpro recebeu diversas reclamações de escolas públicas sobre a qualidade e quantidade de lanche fornecido pelo Governo do Distrito Federal aos estudantes da rede pública de ensino. Segundo as reclamações, o GDF está fragilizando a merenda escolar, já que tem servido meia maçã, um prato raso de pipoca e um copo de suco. Devido à quantidade de merenda, muitos alunos tentam repetir e são impedidos.
O sindicato entrou em contato com a Secretaria de Educação do DF e cobrou um posicionamento sobre o problema, uma vez que o governo possui os recursos necessários para fornecer uma boa merenda escolar aos alunos. O Sinpro também conversou com membros do Conselho de Alimentação para que a instituição possa apurar as denúncias. Entre suas funções, o Conselho visita as escolas averiguando os depósitos, a acomodação dos alimentos, os prazos de validade, verifica como está sendo feita a alimentação, vê quais produtos estão faltando, a higienização dos alimentos e se a quantidade é suficiente para a demanda.
O Sinpro condena a atitude do governo, que tem destinado às escolas um cardápio de pobre valor nutricional e quantidade insuficiente. A diretoria lembra que uma alimentação adequada garante o bom desempenho dos estudantes durante as aulas, além de ser de grande importância no processo de assimilação do conteúdo e do aprendizado.