Escolas públicas podem agendar visitas gratuitas e mediadas ao MAB

Professores de escolas públicas podem agendar visitas mediadas ao Museu de Arte de Brasília (MAB) até o dia 31 de julho pelo programa MAB Educativo. As visitas preveem ainda atividades pedagógicas que envolvem a mediação do acervo e das exposições temporárias do museu, além de oficinas.

O trabalho com as escolas é realizado pela Mediato, uma iniciativa que colabora para a formação de novos públicos para a arte, para a difusão da produção artística e valorização dos bens culturais.

Óleo sobre tela de Burle Marx (1993), em exposição no MAB

Ao longo da visita, os estudantes realizam leituras de obras junto com as mediadoras e participam de jogos pedagógicos relacionados às obras de arte. Em seguida, ocorre a oficina de isogravura para o público de até o 6º ano e de stencil a partir do 6º ano. As oficinas se relacionam com o acervo do MAB, que é composto por diversas gravuras. Logo, são explicados o conceito e os tipos de gravuras, além da reprodutibilidade da imagem e como resolver o desenho apenas em preto e branco.

A visita ao MAB prevê ainda interpretação em libras mediante agendamento, exemplares do material educativo impressos em braile e o local onde acontece o Educativo está preparado para receber pessoas com mobilidade reduzida.

MAB Educativo é o primeiro programa educativo do MAB financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Ele contribui para a valorização da cultura brasileira e acontece para sensibilizar e colaborar com a formação de público, além de fomentar o desenvolvimento profissional de mediadores culturais; proporcionar aos estudantes visitantes atividades práticas de introdução às linguagens artísticas; contribuir com a educação patrimonial e com a democratização do acesso aos equipamentos culturais.

A previsão de atendimento é de cerca de 5.800 estudantes, e desse total está previsto o transporte gratuito para 1.200, mediante sorteio – para concorrer, o responsável pelo agendamento (professor/a, coordenador/a, gestor/a) deverá participar de um encontro de formação no Museu, que acontece uma vez ao mês.

 

Agendamento de visitas todo on-line

Para agendar a visita, basta seguir o passo-a- passo:

1º Acesse o site: www.conecta.mediato.art.br

2º Faça o cadastro

3º Selecione o evento MAB Educativo

4º Escolha a data, horário e confirme a participação.

 

Acervo de tesouros

O acervo do MAB guarda as mais diversas histórias, é uma coletânea de curiosidades destinada à fruição e ao estudo. A variedade de suas obras é a característica que mais amplia a possibilidade de realizar leituras e releituras de mundo. O equilíbrio e a harmonia desse conjunto de obras se expressa na quantidade de artistas de diferentes regiões do Brasil. Além disso, é possível encontrar também o trabalho de artistas estrangeiros.

Essa coleção possui obras de grandes artistas de diversas gerações, modernos, abstratos, concretistas, populares e contemporâneos capazes de gerar deslocamentos, cruzamentos e paralelismos no olhar do público. O museu proporciona o encontro de perto com obras de grandes nomes como Fayga Ostrower, Rubem Valentim, Frans Krajcberg, Tomie Ohtake.

 

Um convite ao lado externo

Além de conhecer o acervo do museu, também é possível aproveitar o espaço em volta do MAB, com uma bela vista e um gramado convidativo para um piquenique, quem quiser pode curtir a área após a visita. Este campo também conta com várias obras instaladas e integradas à arquitetura modernista da instituição que rendem belas fotos.

 

Visitas abertas ao público

O público em geral que quiser viver a experiência de uma visita aos tesouros do MAB, basta chegar ao museu e aguardar o horário do próximo tour, que acontece sábados e domingos às 15h. Aos finais de semana, também serão ministradas oficinas artísticas. Acompanhe a programação e mais informações pelo perfil da  Mediato.