Escola Parque da 303/304 Norte encena A menina que bebeu água de chocalho
As turmas do quarto ano da Escola Parque 303/304 Norte apresentaram, no último dia 3 de dezembro, a peça “A Menina que bebeu água de chocalho”, inspirada e adaptada do livro “A menina que bebeu água de chocalho” de Meimei Bastos, autora de Ceilândia.
A peça conta a história de Nauru, uma menina sonhadora e aventureira que não é bem recebida na turma nova por seus colegas. Por ser uma menina comunicativa, dizem que ela “bebeu água de chocalho”.
Ao buscar respostas na biblioteca sobre como isso poderia ter acontecido, Nauru e alguns amigos encontram um livro mágico que dá vida às histórias encenadas: de heróis e heroínas brasileiras como Dandara, Zumbi, Aqualtune e Ganga-zumba; das escritoras Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo; da cantora Elza Soares e da jogadora de futebol, Marta Vieira. Essas histórias são adaptadas dos livros infantis Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis (Jarrid Arraes), Histórias de ninar para garotas rebeldes 2 e 100 brasileiras extraordinárias (Elena Favilli e Francesca Cavallo), Dandara e Zumbi (Maria Julia Maltese e Gabriela Bauerfeldt) e Conceição (Fabiana Therense), O cabelo de Lelê (Valéria Belém) e Meu Crespo é de Rainha (bell hooks).
A apresentação fez parte da ExpoArte, projeto de mostra artística da Escola Parque 303/304 Norte. E trouxe aspectos da rotina da escola, como por exemplo a menção ao projeto de Horta da escola, com a criação de uma música inserida no espetáculo, e com a distribuição de mudas para os familiares ao final da apresentação.
A peça contou com a direção artística da professora Sônia Sant’anna que além da cenografia, trabalhou as obras do artista baiano Rubem Valentim que compôs a estética do espetáculo a partir de releituras feitas pelas crianças.
A sonoplastia foi feita por uma banda base de alunos tocando ritmos afrobrasileiros como samba, Ijexá, samba-reggae, maracatu e outras manifestações da cultura popular brasileira como repente e capoeira.
Composições dos professores, Doryval Caymmi e Gonzaguinha. O projeto foi feito de forma interdisciplinar, integrando todas as áreas trabalhadas na escola: artes visuais, teatro, música e educação física.
Ficha Técnica
Direção Geral
Prof. Ana Carolina de Sousa Castro
Direção Musical
Prof.Fernando Rodrigues
Direção de arte
Prof. Sônia Sant’anna
Assistente de Direção
Prof. Henrique Borgatto
Iluminação
Estagiária UNB. Isadora Julia Bastos
Coreografia
Prof. Bárbara Ramalho
Colaboração Técnica
Educador. Pedro Gonçalves
Coordenadora Jeane Salgado
Fotografia
Arthur Barbosa