Escola Classe 27 de Ceilândia promove Copa Cultural

Estudantes da Escola Classe 27 de Ceilândia mostraram que não é preciso cortar o oceano para conhecer a cultura de outros países. Durante o mês de dezembro, os(as) alunos(as) promoveram a Copa Cultural, projeto que carrega como objetivo mostrar novas culturas, dando a oportunidade para que todos(as) conheçam e respeitem o diferente, mostrando fatos relevantes da tradição de vários países.

Em seu primeiro ano, o projeto utilizou a temática da Copa do Mundo do Catar para trabalhar a história e as culturas de outras nações. Segundo a diretora Cristina Maria da Silva, a atividade possibilita identificar os países participantes da Copa do Mundo; estudar com mais ênfase o Brasil e o país sede da copa; reconhecer a importância da história de cada país para sua situação atual; compreender a necessidade do trabalho coletivo para o sucesso do grupo; compreender as principais características de cada país estudado, como suas tradições e culturas; conhecer as contradições dos países estudados; valorizar a competição como um evento importante que reuni vários países; e difundir atitudes de repúdio à violência.

Cristina afirma que eventos como este são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares. “O projeto foi um sucesso. Ver profissionais da educação, alunos e comunidade interagindo com as pesquisas promoveu uma interação muito grande e gerou aprendizagens significativas. O painel interativo das bandeiras dos países participantes foi uma grande viagem ao mundo onde os alunos paravam para identificar as bandeiras e falar sobre o país e sua possibilidade de chegar às finais”, sinaliza a educadora.