EP 308 Sul recebe escritores e ilustradores para apresentar os “Palácios da Democracia” aos estudantes

Durante o encontro, os autores apresentaram suas obras, contaram curiosidades do processo criativo e dialogaram com os estudantes. /Foto: Deva Garcia

 

A quinta-feira (3/4) na Escola Parque da 308 Sul, na Asa Sul, foi marcada por curiosidade e troca de saberes. Estudantes dos 4º e 5º anos participaram de um encontro com escritores e ilustradores da coleção infantojuvenil Palácios da Democracia, no teatro da escola. O momento proporcionou uma viagem literária nos principais espaços de poder da capital federal, aproximando as crianças do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto.

A atividade contou com a presença do escritor Tino Freitas, autor do livro Cartão-Postal, que apresentou às crianças a história com foco no Congresso Nacional. Conceição Freitas e Mano Wladimir falaram sobre Casa da Justiça, que convida os leitores a conhecerem o Supremo Tribunal Federal (STF) por meio de uma narrativa lúdica. Já Coração do Poder, que tem como tema o Palácio do Planalto, foi escrito por Otávio Junior, em parceria com a equipe da editora Quereres, e ilustração de Bruna Brasil.

A proposta da coleção é envolver o público infantojuvenil com os palácios-sede dos Três Poderes da República, promovendo também a valorização do Patrimônio Cultural. Durante o encontro, os autores apresentaram suas obras, contaram curiosidades do processo criativo e dialogaram com os estudantes, que participaram com atenção e entusiasmo.

Para o diretor da escola, Alexandre Baena, a experiência foi marcante. “Foi uma experiência super válida. Ver as crianças em contato com autores, escritores, ilustradores. Foi bem interessante a participação das crianças, elas realmente prestaram atenção no que eles falaram, no que eles conversaram, tiveram troca, fizeram perguntas interessantes também. Devíamos ter muitos encontros dessa interação com autores e comunidade escolar”, afirmou.

Ele também destacou a importância de vivências como essa para despertar talentos e fortalecer o vínculo com a literatura e a cultura local.

“As crianças participaram e houve também distribuição de livros desses autores para a escola. É muito importante os estudantes terem tão próximos autores e ilustradores de histórias tão interessantes, que retratam o cotidiano da cidade de Brasília, os palácios da cidade. Foi bem legal essa troca, principalmente com crianças que também demonstraram que querem ser desenhistas, que têm talento para desenhar”, destaca o diretor.

Clique aqui e acesse o álbum de fotos