Entidades se reúnem com CAS, no Senado, para discutir PL de regulamentação dos CREF e Confef

Uma comissão de negociação formada por quatro entidades sindicais da educação irá se reunir, nesta quarta-feira (20), às 9h30, com a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), do Senado Federal, para buscar um acordo sobre a emenda do senador Paulo Paim ao PL 2486/2021, que regulamenta a recriação dos Conselhos Regionais de Educação Física (CREF) e Conselho Federal de Educação Física (Confef).

 

Essa reunião foi aprovada na audiência pública realizada, na terça-feira (12/4), para discutir a regulamentação da profissão de educação física e atuação dos conselhos federal e regional da área. Além do Sinpro-DF, que terá como representante a diretora Rosilene Corrêa Lima, e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), com o diretor Gabriel Magno, a reunião desta quarta contará com a presença de representantes do SinproEP/CONTEE, ANDES-Sindicato Nacional, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e do próprio Conselho Regional de Educação Física (CREF).

 

“A emenda do senador Paulo Paim deixa facultativo aos professores e às professoras de educação física a filiação ao CREF. É isso que defendemos. Somos contra essa obrigatoriedade de filiação ao CREF que o PL está impondo e que a emenda do senador Paulo Paim veio para corrigir. Por isso convidamos a categoria a pressionar os senadores e as senadoras para votarem em favor da emenda de Paim”, convida Bernardo Távora, diretor do Sinpro-DF.

 

Ele explica que “a proposta da reunião desta quarta-feira é tentar criar um consenso para ou modificar a emenda segundo o encaminhamento da própria negociação ou acatar a emenda toda de Paim, que deixa facultativa a filiação ao conselho. A emenda do senador petista não é contra a recriação do CREF e do Confef”.

 

Carolina Moniz, diretora do Sinpro-DF, afirma que “o que nós, trabalhadores da educação, queremos é, tão somente, o fim dessa obrigatoriedade que diminui os nossos salários. Somos a única área de atuação sujeita a essa ingerência por parte do conselho. Tivemos mais de 30 áreas no último processo seletivo do contato temporário. Professor de direito não tem que pagar OAB. Professor de enfermagem não paga COREN. Por isso, pedimos o apoio dos professores pelo fim dessa obrigatoriedade. Vamos pressionar os senadores”.

 

E completa: “Por isso, convocamos os colegas professores a se somarem nessa pressão aos senadores. O Sinpro somos nós. E nós, unidos, aprovaremos a emenda do senador Paim”. A diretoria colegiada do sindicato, por sua vez, convida categoria a dizer não a essa arbitrariedade e a participar da campanha do sindicato “Não à obrigatoriedade de filiação ao CREF” pela plataforma Educação Faz Pressão. Basta clicar no nome do senador e pressioná-los(as) a não autorizar a obrigação de filiação ao CREF. Clique aqui e participe

Clique aqui e saiba mais sobre o Projeto de Lei Nº 2486/2021, que trata da regulamentação da profissão de educação física. 

MATÉRIA EM LIBRAS