Entidades organizam ato na Câmara em defesa da Caixa, dia 25

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro – Contraf-CUT, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal – Fenae e a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) promoverão na próxima quarta-feira (25), na Câmara dos Deputados, em Brasília, Ato em Defesa da Caixa como Empresa 100% Pública. O objetivo é envolver outros setores da sociedade, inclusive o Parlamento, na discussão da proposta, em estudo pelo governo federal, de abertura do capital da Caixa Econômica Federal.
O evento, que será realizado das 9h às 18h, contará com a presença de representantes da CUT, outras centrais sindicais, Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – Dieese, parlamentares e empregados da Caixa.
“Esse é mais um passo importante, porque sinaliza a mobilização pela busca do apoio de outros atores sociais na nossa campanha em defesa da Caixa 100% pública. Precisamos mostrar ao Brasil que a manutenção da Caixa totalmente pública não é uma luta apenas de uma categoria profissional. Ela é imprescindível para toda a sociedade brasileira, porque é um dos mais importantes instrumentos de governo para o fomento do desenvolvimento econômico e social do país”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.
Cresce a mobilização
O ato na Câmara dos Deputados é mais um dos eventos da Campanha Caixa 100% Pública em defesa da instituição pública federal e contra a abertura de capital da empresa.
Na quinta-feira, dia 26, o debate será levado para a Marcha dos Trabalhadores, que vai ocorrer em várias cidades.
“A Caixa é um patrimônio do povo, que mostra todos os dias a importância que tem na vida da população, principalmente dos mais carentes. É um banco que tem conquistado clientes, emprestado recursos para habitação e injetado bilhões de Reais na economia. Ao mesmo tempo, é protagonista no desenvolvimento social do país, fazendo o pagamento de programas sociais e daqueles voltados ao trabalhador, e destinando recursos para áreas como infraestrutura e saneamento”, afirma Jair Pedro Ferreira, presidente da Fenae.
Já o Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa 100% Pública, em 27 de fevereiro, vai movimentar unidades e empregados do banco em todo o Brasil. A iniciativa é da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa – Contraf/CUT), e a proposta é de que os trabalhadores realizem ações nas agências e postem fotos nas redes sociais segurando o cartaz com a frase “Eu defendo a Caixa 100% pública”. Milhares de cópias desse cartaz já chegaram às unidades. As imagens devem ser postadas com a hashtag #acaixaédopovo, e também podem ser enviadas para os sindicatos e para as Apcefs, bem como para o e-mail caixapublica@fenae.org.br.
Fabiana Matheus, coordenadora da CEE/Caixa – Contraf/CUT e diretora de Administração e Finanças da Fenae, convoca os bancários e as bancárias para a mobilização. “Essa é uma luta de todos nós. Precisamos fazer história nesse dia nacional de luta, com reuniões nos locais de trabalho, atos na porta das unidades e retardamento na abertura de agências, entre outros. Enquanto organizamos as ações, aguardamos a audiência que solicitamos com o governo para saber o verdadeiro posicionamento sobre essa suposta proposta de abrir o capital”, diz.
Programação do ato
Manhã – 9h30
1. Mesa com Érika Kokay e um representante de cada entidade: Fenae, Contraf-CUT, Vagner Freitas (CUT), CTB, Intersindical e CSP-Conlutas.
2. Palestra com convidado a ser confirmado.
3. Participação dos parlamentares e entidades convidadas.
Tarde – 14h
1. Mesa com Fernando Neiva e Maria Rita Serrano (conselheiros de Administração da Caixa, eleitos), Donizete (Fórum Nacional da Reforma Urbana-FNRU) e Airton Santos (Dieese).
2. Apresentação do Dieese.
3. Leitura da minuta do manifesto final do encontro.