Encontro de orientadores(as) educacionais


Mais de 250 orientadoras e orientadores educacionais participaram do primeiro encontro do Coletivo de Orientadoras(es) realizado no Sinpro na manhã da última sexta-feira (22). Durante a primeira reunião oficial ficou decidido que os representantes que irão compor este coletivo serão escolhidos nos seus grupos regionais. Poderão ser eleitos no máximo dois representantes por regional. Este grupo terá como objetivo promover a instrumentalização para a ação, promovendo a reflexão crítica e a participação ativa e organizativa destes profissionais.
As orientadoras e orientadores decidiram ainda que as reuniões do coletivo serão periódicas e acontecerão bimestralmente na sede do Sinpro. Outros pontos abordados no encontro foram: a proposta de portaria de lotação, que o grupo considerou relevante para normatizar a modulação; e a mudança da denominação de cargo de especialista de educação para pedagogo/orientador educacional, modificação que faz parte da reestruturação do Plano de Carreira.
A próxima reunião será realizada no mês de agosto com os representantes de cada regional. A diretora do Sinpro e orientadora educacional, Meg Guimarães, destaca a necessidade da unidade dos orientadores(as) na carreira do magistério, no sentido de unificar a luta e a valorização da categoria. Ela considera a mudança na denominação do cargo um fator positivo.