Estudantes e professoras ganham prêmio nacional em HQ sobre IST e gravidez na adolescência

Estudantes do Centro Educacional 07 de Taguatinga trouxeram para história em quadrinhos – também conhecida como HQ – realidades da adolescência quando o tema é saúde. O trabalho, desenvolvido com a orientação de quatro professoras, ganhou o primeiro lugar da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), na categoria Ensino Médio. O concurso nacional é promovido pela Fundação Oswaldo Cruz e está na 11ª edição.

“Enquanto escola pública, precisamos abordar essas e outras temáticas e fomentar que os alunos, cada vez mais, ocupem esses espaços”, disse a professora de Língua Portuguesa Glaucia Santos. Ela e as professoras Elaine Andrade e Rônia Santana, da mesma área, além da professora de Biologia Grazielle Batista, orientaram as sete alunas do CED 07 na elaboração do HQ “Em sintonia com meu corpo”, que aborda a gravidez na adolescência e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), tema inserido no Currículo em Movimento do Distrito Federal. Segundo Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), divulgado em julho deste ano, no Brasil, a taxa de gestantes com menos de 17 anos é de 57%, um pouco menos que em países da África Subsaariana.

Professora Gláucia faz questão de dizer repetidas vezes: “essas meninas são brilhantes”. Ela conta que a orientação das professoras foi restrita à inscrição, seleção do grupo e aulas sobre saúde, técnicas de trabalho em quadrinhos e revisão de texto. “A orientação do professor também é deixar florescer os talentos. E elas têm talentos incríveis. São maravilhosas. O traço, o enredo são delas. É um trabalho autoral e personalístico”, diz a professora orgulhosa.

Mas Ana Karolyne, uma das sete alunas vencedoras, reconhece que o prêmio é também das professoras. “Elas nos ajudaram do início ao fim. Pedíamos ajuda e sempre estavam presentes para nos auxiliar em todas as nossas dúvidas. Esse prêmio é delas e de todas as professoras que estiveram presentes nesse desenvolvimento. Sem elas, nós não conseguiríamos desenvolver tão bem como nós conseguimos”, conta a estudante do 1º ano, que venceu o primeiro lugar ao lado de Bárbara Lau Damasceno de Souza, Bianca Guilherme Farto Fernandes, Gabriela Nunes Ramaldes Câmber, também do 1° ano; Anita de Lima Candeia e Giovana de Lima Candeia, do 2º ano; e Suzane Letícia Albuquerque de Araújo, do 3º ano.

Ana Karolyne, de 16 anos, relata que o trabalho foi feito em apenas duas semanas, durante o recesso escolar, e que, mesmo sendo um período de descanso, as professoras acompanharam a produção diariamente. “A nossa professora de Bilogia, a Grazi, tem uma caixinha que traz todos os tipos de preservativos, tanto masculino como feminino. Ela faz além do que ela deveria fazer. Todos os professores, independente do assunto, se importam muito e estão muito presentes nessa educação que vai além do que só passar uma matéria no quadro, na sala de aula. Eles vão mais fundo”, diz a Ana Karolyne.

 

Segundo ela, foi “um desafio grande ter que passar através do desenho e da história um assunto que é abordado como um tabu”. “Mas foi também o que mais chamou nossa atenção”, dialoga a menina, e antecipa que o grupo de estudantes pretende continuar ativo para dar continuidade à história iniciada no HQ “Em sintonia com meu corpo”. “Já temos um nome e estamos começando a pensar no desenvolvimento de uma outra HQ que vai abordar outros temas, mas com o mesmo sentido e com a mesma essência dessa primeira, abordando sempre questões da adolescência.”

O trabalho reconhecido nacionalmente também contou com a parceria dos gestores do CED 07 de Taguatinga. “Desde o início do trabalho, a direção da escola sempre apoiou as professoras, sempre nos deu todo suporte”, parabeniza a professora Glaucia Santos. O diretor do CED 07, Genovaldo Ximenes, avalia escola é local apropriado para tratar de temas abafados pelo conservadorismo, pelo fundamentalismo, pelo obscurantismo. “A escola não fala com nenhuma ideologia, como nos acusam. A gente fala com o conhecimento científico. A gente não fala com o conhecimento da religião; a gente não fala com o sentimento da família. Abordamos o tema de uma forma científica. E isso impede que os estudantes aprendam as coisas a partir de fake news ou de maneira errada, a partir de informações equivocadas dos colegas”, esclarece.

Colabore
A premiação da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente será realizada no início de dezembro, no Rio de Janeiro. Pelo regulamento do concurso, a Fiocruz custeia a passagem e a hospedagem de apenas um professor e um estudante.

As passagens aéreas já foram garantidas para todas as professoras e estudantes que participaram da construção do HQ “Em sintonia com meu corpo”. Entretanto, seis estudantes e três professoras ainda precisam de hospedagem.

O grupo pele colaboração da sociedade em geral para que todas as participantes possam receber, juntas, a premiação.

As doações poderão ser feitas para o PIX de Katiúscia Andreia de Medeiros A chave do PIX é o email katiusciabalduino@gmail.com.

Resenha
Marina, Isa e Bia se encontram no banheiro de uma escola pública, exatamente no momento em que Bia descobre que está grávida, após fazer um teste de farmácia. Isa trem IST, e sofre bullyng na escola por causa disso. Marina não aceita que essas meninas – e todas as outras da escola – sejam alvo de preconceito. Juntas, elas veem uma possibilidade de se ajudar e ajudar outras pessoas que passam por situações semelhantes. Com o apoio de uma professora, elas programam um protesto que explora os temas da gravidez na adolescência e das Infecções Sexualmente Transmissíveis.