Em preparação para o PAS, professor introduz palestra sobre depressão e ansiedade para alunos do CEM 09

Às vésperas de mais um Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB), o professor de Matemática do Centro de Ensino Médio 09 de Ceilândia, Antônio Rafael, introduziu palestras das mais variadas temáticas como parte do projeto de preparação para o PAS. No último sábado (17), os(as) alunos(as) do ensino médio trabalharam o tema da ansiedade e depressão durante mais uma palestra.

Segundo o professor Antônio, a equipe de orientação escolar percebeu a necessidade de trabalhar com a temática, fazendo também uma relação com o Setembro Amarelo. “Como estou formado em Psicologia, preparei uma palestra para abordar a temática na escola. Nós levamos alunos dos cursos de Matemática, Física, Biologia e História para dar aulas aos nossos estudantes, que surte o efeito pedagógico e de prevenção”, comenta o educador, complementando que as aulas são gratuitas e realizadas todos os sábados pela manhã com os mais diversos temas.

Durante o encontro, Antônio Rafael explicou como e o que caracterizava uma ansiedade, o que poderia gerar a doença, foram abordados temas alusivos a medicação, medicamentos fitoterápicos, medicação com prescrição médica e outros controles, como alimentação, esporte, controle do sono e diminuição da quantidade de café e refrigerante como forma de diminuir a ansiedade.

Como preparação para o PAS, professores(as) do turno vespertino também oferecem aulões gratuitos no turno noturno para os(as) estudantes interessados(as).

O projeto segue nos próximos sábados até a realização da prova do PAS.