Em livro, professora fala sobre a cultura política e emancipação: saberes construídos pelos movimentos sociais

Os saberes construídos pela cultura política crítica com viés emancipatório é o tema abordado pela professora da rede pública de ensino do DF, Maria dos Remédios Rodrigues, eu seu livro: Cultura política e emancipação: saberes construídos pelos Movimentos Sociais. Mestre em Educação e fazendo doutorado na Espanha, a pedagoga afirma que a obra pode aquecer o debate por se tratar de um tema contemporâneo: a pobreza política da sociedade e a importância de uma educação crítica.

O livro parte de uma breve contextualização do panorama político contemporâneo, que experimenta crescentes movimentos de cunho conservador. O ensaio teórico-analítico apresenta os saberes produzidos, articulados e sistematizados pelos movimentos sociais (Movimentos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais sem Terra (MST), Movimento Feminista (MF) e Movimento Negro) e seus impactos na sociedade, ou seja, o processo de formação da cultura política crítica com viés emancipatório, sem esquecer da existência de Movimentos Sociais Reacionários.

A compreensão desses saberes tem a capacidade de subverter a teoria educacional e dar visibilidade ao papel dos Movimentos como educador. O livro também aborda as relações entre leitura da realidade, luta, resistência, igualdade de gênero e racismo a respeito das minorias políticas, chave importante de análise da sociedade contemporânea, com fins de resistir à manutenção do status quo e ao controle social do pensamento crítico e autocrítico.

Para a pedagoga, a obra mostra quão fundamental é falar sobre a educação como mediadora política para a transformação social. “Os movimentos sociais de luta pela terra, por equidade de gênero e de combate ao racismo são pedagógicos. Com referências bem atuais, o livro tece um debate crítico sobre o tempo presente quando reflete acerca da cultura política, analisando o fascismo no Brasil, e mostra como tais ideologias articulam as dimensões de raça, gênero e classe em uma perspectiva de dominação das minorias políticas”, explica.

O livro pode ser adquirido pelo site da Editora Dialética.

Clique aqui e confira um pouco mais sobre a obra.