Em livro, professor da rede debate os sentimentos que cercam o estudante durante o dia de prova
Toda tensão, nervosismo, medo e angústia vividos pelos(as) estudantes durante a vida escolar foram retratados no livro Dia de Prova na Escola, escrito pelo professor Erisevelton Silva Lima. Com 33 anos no magistério público do Distrito Federal, o educador, eleito diretor da Escola Classe 29 de Taguatinga, presenciou de perto todo sentimento que cerca os(as) alunos(as) nos dias anteriores às avaliações e tudo que acarreta na vida de cada um deles(as).
A obra infantil se coloca como uma maneira de pedir socorro, de alertar adultos sobre o quanto esse rito tem aumentado as crises de ansiedade e gerado crianças e jovens traumatizados. O autor explica que as escolas, em geral, acreditam que o rito e o pânico criados com semanas de provas são necessários para os(as) estudantes aprenderem e, consequentemente, algo indispensável para a escola avaliar.
Mostrando uma saída para este ponto de vista, o livro tem o objetivo de prestar auxílio e ajuda para pais e educadores(as) perceberem que a avaliação não precisa ser punitiva. “Sou pesquisador na área de avaliação e é cada vez mais frequente a confusão entre o ato de avaliar e aplicar provas. O pior é que muitas famílias acreditam e naturalizaram isso. Uma grande falácia. O livro Dia de Prova na Escola sugere, orienta e alerta que a avaliação é maior que uma prova. É possível e indispensável que se avalie sem o rito e o pânico de semanas ou dias de provas”, explica o professor, doutor em educação e pesquisador na área de avaliação escolar.
A obra literária pode ser adquirida pelo link https://editoratelha.com.br/product/dia-de-prova-na-escola/. Fale com o autor pelo e mail lima.eri@gmail.com.