Eleito o novo Comitê Regional da Internacional da Educação para a América Latina


No encerramento da X Conferência Regional da Internacional da América Latina, as entidades presentes apresentaram moções de apoio, solidariedade e até mesmo repúdio a alguns fatos e acontecimento históricos, demonstrando a clara participação do movimento social em âmbito mundial.
Entre as moções que a CNTE apresentou, destacam-se a moção de apoio às greves que acontecem no Brasil e a declaração de defesa da Petrobrás como patrimônio brasileiro, e particularmente da Educação, já que parte dos recursos do pré-sal serão revertidos para o setor.
Foi durante o encerramento também, que delegados e delegadas elegeram o Comitê Regional para o período 2015-2019 . Foram eleitos três representantes da América Central, México e República Dominicana e três da América do Sul que se somam ao presidente Hugo Yaski, e aos dois vice-presidentes eleitos, entre eles Fátima Silva (CNTE/Brasil), na condução da Internacional da Educação para América Latina.
Pela América do Sul foram eleitos: Elbia Pereira, FUM-TEP/Uruguai; Hamer Villena, SUTEP/Peru; e Jaime Gajardo, CPC/Chile. Pela América Central, México e República Dominicana foram eleitos: Lilian Andino, PRICPMA/Honduras; Gilberth Diaz, SEC/Costa Rica e Eduardo Hidalgo, ADP/República Dominicana. Todos os membros do Comitê Regional, fizeram o juramento de defender a educação pública e trabalhar para a unidade na luta dos trabalhadores e trabalhadoras da educação. O próximo encontro da IEAL será em dezembro deste ano na Costa Rica, por ocasião da Reunião Regional do Movimento Pedagógico Latinoamericano.

Confirmando seu protagonismo como entidade representativa dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, a CNTE foi a maior delegação presente na Conferência, com 75 delegados e delegadas, representando dezessete (17) entidades afiliadas: AFUSE/SP, APEOESP/SP, APLB/BA, CPERS/RS, FETEMS/MS, SINDIUPES/ES, SIND-UTE/MG, SINPRO/DF, SINPROESSEMA/MA, SINPROJA/PE, SINTE/PI, SINTEAC/AC, SINTEAM/AM, SINTEGO/GO, SINTEP/MT, SINTEPE/PE e SINTET/TO.