Educadores de todo o Brasil se solidarizam com o Professor Geilton Silva, agredido covardemente em tentativa de homicídio

2023 03 08 publica geilton fetram
Foto: Fetram

Na última segunda-feira (06/03), o presidente do Sindicato dos Professores de Campestre do Maranhão, município localizado no sudoeste maranhense, foi brutalmente agredido no início da noite quando estava de saída de um estabelecimento comercial da cidade. Um grupo armado o espancou ferozmente, depois de amarrá-lo, com socos no seu rosto para, logo após a sucessão de agressões, fugirem deixando o sindicalista ensanguentado no chão.

Após ser socorrido e levado ao hospital da cidade, ao retomar a consciência, disse que os agressores falavam a todo o momento que aquilo estava acontecendo porque “ele falava demais”. Trata-se, claramente, de um crime tipificado em nosso Código Penal como tentativa de homicídio e, obviamente, agravado pela intencionalidade política do ato. O Brasil não tolera mais a perseguição e mortes impetradas contra nossos lutadores sociais e do povo.

O crime político que ocorreu no interior do Maranhão choca a todos/as nós e poderia ter tido um desfecho absolutamente mais grave se o professor Geilton Silva tivesse ido a óbito. As autoridades locais devem ir às últimas consequências para elucidar esse grave crime.

Exigimos do prefeito de Campestre, Fernando Oliveira da Silva, o empenho total na elucidação desse odioso crime e o combate a quaisquer atos de violência política na cidade. O péssimo exemplo que se viu com essa gravíssima tentativa de homicídio deve ser exemplarmente punido para nunca mais ocorrer.

Os/as educadores/as de todo o Brasil estão atentos/as aos desdobramentos desse caso e, somado à solidariedade irrestrita ao professor Geilton Silva e seus familiares, se colocam à disposição, por meio desta CNTE, para qualquer ajuda e ação que se façam necessárias.

Brasília, 08 de março de 2023
Direção Executiva da CNTE

Fonte: CNTE