Educadores de todo o Brasil se solidarizam com a greve dos professores de Natal

banner site cnte 2019 banners mocao de solidariedade

Educadores de todo o Brasil se solidarizam com a greve dos professores de Natal que, desde janeiro de 2020, reivindicam a atualização salarial referente a 12,84% da Lei do Piso

No último dia 10 de dezembro, os/as professores/as da rede municipal de ensino de Natal deflagraram greve para cobrar do Prefeito Álvaro Dias (PSDB) o reajuste devido à categoria de 12,84%, referente ao índice do Piso Salarial Nacional do Magistério, anunciado ainda em janeiro de 2020. Em ato realizado na manhã do dia de hoje, o prefeito da capital potiguar, além de se mostrar um bom caloteiro, deixou claro para todo o povo de seu Estado e do país que é um político truculento.

Recebida com sprays de pimenta pela Guarda Municipal que protegia a sede da Prefeitura de Natal, a categoria sentiu na pele, no dia de hoje, como as prioridades de um governante podem fazê-lo ser tão benevolente com os poderosos e, ao mesmo tempo, cruel com aqueles que mais precisam. A cultura da falta de diálogo distorce e turva a visão daqueles que deveriam estar sempre atentos às necessidades de seu povo. Como pode um governo não reajustar, conforme prescrito em lei, o valor do salário dos/as profissionais do magistério da cidade que deveria zelar? E se achar no direito de atacar e reprimir uma manifestação legítima e pacífica das professoras e professores de sua cidade?

O ataque da Guarda Municipal aos manifestantes no dia de hoje está na conta daquele que a comanda e rege. O Prefeito Álvaro Dias, que indicou o seu Secretário de Segurança Pública, deve responder às agressões injustificáveis e intoleráveis aos/às professores/as. Sob o comando do SINTE/RN, os/as manifestantes sofreram muito nesta manhã, deixando, inclusive, a presidenta da CUT estadual, também diretora do sindicato, convalescente com os ataques. A professora Eliane Bandeira precisou de pronto atendimento médico, tamanha a truculência e violência injustificáveis da ação.

Toda solidariedade à greve dos/as professores/as do município de Natal! Todo apoio ao SINTE/RN! Exigimos respeito aos/às profissionais do magistério e o pagamento imediato do que lhes é devido.

Brasília, 20 de dezembro de 2021

Direção Executiva da CNTE

Fonte: CNTE